A cidade de Bela Vista, no Maranhão, foi a primeira a testar, neste domingo (21), a nova urna eletrônica que será utilizada nas eleições deste ano.
Os testes aconteceram das 8h às 12h em uma eleição simulada, que contou com candidatos fictícios. O objetivo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, foi apresentar os requisitos de segurança do processo eletrônico de votação, transparência e treinamento de mesários, entre outros aspectos.
A nova urna, modelo UE2020, será usada pela primeira vez nas eleições deste ano e é a primeira a ter uma aparência diferente desde que foi criada. O dispositivo é mais moderno, seguro e tem mais recursos de acessibilidade. Confira as diferenças:
-
Possui baterias que não precisam ser recarregadas a cada quatro meses, como as anteriores, e que têm vida útil mais longa, diminuindo custos de manutenção;
-
Utiliza pen drives, facilitando a logística;
-
Tem processador mais rápido;
-
Teclado possui duplo fator de contato, detectando erros de mau contato ou curto-circuito na tecla;
-
O terminal do mesário foi reformulado, tendo tela touch ao invés dos botões. Isso possibilitará, no futuro, que a foto do eleitor apareça na tela;
-
O terminal do mesário também acelera o processamento da biometria, diminuindo as filas.
Nas eleições deste ano, 577 mil urnas eletrônicas serão utilizadas, sendo 224.999 do modelo UE2020 (cerca de 39%), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política