Após a desistência de 6.550 recenseadores, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25) uma nova seleção simplificada para 6.765 vagas, de recenseador e para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS).
Para este concurso, o IBGE não cobrará taxa de inscrição. A prova ainda não tem data marcada e os candidatos serão classificados e selecionados por análise de título.
O órgão alega que as rescisões totalizam 4,7% do total de vagas e “estavam dentro do previsto”. O Censo está previsto para começar oficialmente dentro de menos de um mês.
Segundo o edital lançado, para a função de recenseador o número de vagas é de 6.514 vagas e é necessário ter ensino fundamental completo. A remuneração para a categoria será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
O IBGE recomenda, no mínimo, 25 horas de trabalho semanais, além da participação em treinamentos.
O contrato tem duração de três meses, podendo ser prorrogado.
As outras 251 vagas, para Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), exigem ensino médico completo e a remuneração oferecida é de R$2.100,00, para função de ACM, e R$1.700,00 para ACS.
O contrato prevê 40 horas semanais, das quais 8 horas diárias, e pagamento de vale transporte e refeição. A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até 5 meses, podendo haver prorrogação.
Como se inscrever
Para se candidatar, é necessário comparecer a um dos postos descritos no edital e entregar o formulário de inscrição. O formulário de inscrição pode ser preenchido no link oficial da seleção . O edital completo está disponível no site do IBGE .
As vagas de ACM e ACS terão um único processo seletivo. As vagas de ACM serão ofertadas aos melhores qualificados e as de ACS aos demais.
A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos dos candidatos.
O resultado final será divulgado no site do IBGE .
Fonte: IG ECONOMIA