Um Ford Escort 1985 foi vendido pelo equivalente a R$ 4,3 milhões na Inglaterra. Foi o carro da princesa inglesa Diana. Num paralelo, no Brasil, o Escort foi lançado em 1983, como primeiro carro mundial fabricado aqui, e teve o então jovem piloto Ayrton Senna, fazendo a propaganda e dizendo “eu tenho um”.
Pois é, a história desse clássico da Ford tem muitos capítulos. Mas, fixando no seu começo no nosso mercado, ele representou um avanço entre os carros de entrada. Ele, por exemplo, tinha suspensão independente nas quartos rodas, uma novidade dos anos 80.
O Escort foi equipado com motores transversais CHT, o mais moderno da época, nas cilindradas 1.3l de 56,8 cv e 1.6 de 73,4 cv. Vinha na versões L e GL e na mais requintada Ghia. Em 1984, também chegou a versão XR-3 com o diferencial de ter aparência esportiva.
Sem dúvida, o modelo representou o marco de tecnologia e modernidade, num indústria automotiva ainda incipiente. Mas, também foi pioneiro no marketing no Brasil prenunciando a imagem do maior ídolo brasileiro.
Entre uma das inovações mais fantástica, Ayrton Senna foi um símbolo para o Escort . Ele foi o astro de um comercial em 1984. Nele, Senna dizia “Quanto olho o XR-3 sinto o estilo, a esportividade. Quando toco nele sinto conforto e luxo. Quando ouço o motor sinto o desempenho, a raça. Este carro já nasceu esportivo. Ford XR-3. Emoções em todos os sentidos. Eu tenho um!”
O Escort foi produzido no Brasil até 2003. Vendeu mais de um milhão de unidades em 20 anos de produção. Teve várias versões, mas a imagem do carro sempre ficou marcada pela identificação com Senna .
E o futuro? De acordo com o site Ford Authority, a empresa registrou “novos” nomes” em dezembro último para seus carros elétricos : um deles é o Escort. Será que é nostalgia para despistar? Vamos aguardar.
Fonte: IG CARROS