https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/4d640e12810912aea7b27e0cacd3ad91.jpeg

Verde Novo encerra semana com distribuição de 300 mudas de árvores no Tijucal em Cuiabá

A popular ‘sextou’, flexão do verbo sextar, que anuncia a chegada do fim de semana, movimentou o Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso. No período da manhã, a equipe do projeto, idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, distribuiu, 300 mudas de árvores frutíferas e nativas para moradores do Tijucal, um dos bairros mais antigos e tradicionais da região do Coxipó.
 
A ação de sustentabilidade foi desenvolvida na calçada da agência Sicredi, do Sistema de Crédito Cooperativo Ouro Verde, na Avenida Espigão, uma das mais agitadas do bairro. E quem transitou nas imediações parava para observar os caixotes de madeira com mudas de jabuticaba, pitomba, amora, pitanga, ypê rosa e bacuri. “Posso pegar uma plantinha, certeza?” perguntou a dona de casa Flávia Inês Figueiredo que estava indo a uma loja da região.
 
“Ganhei meu dia, porque sempre quis plantar jabuticaba e amora no quintal da minha casa. Sabe de uma coisa: sextoooooou, com presente”, comemorou a dona de casa, dizendo que iria falar para a mãe dela ir buscar uma muda também.
 
Quem também festejou a doação do Verde Novo foi a aposentada Maria Margarida de Oliveira. “Consegui uma muda de jabuticaba, e vou levar para plantar no sítio. Tenho muitas árvores frutíferas, e sempre quero mais, porque verde é vida. Além disso, ajuda a amenizar esse calorão”, destacou, acrescentando que a casa na chácara, distante 60 Km do Tijucal, é rodeada de árvores de todas as espécies.
 
A distribuição das mudas, na manhã do segundo dia de setembro, fez parte da parceria entre o Verde Novo e a Sicredi Tijucal, que realiza eventos que marcam o Dia C – de Cooperar. “A ideia é fomentar a proteção ao meio ambiente, e, por isso, procuramos o Juvam para juntos interagirmos com a comunidade e propagarmos o desenvolvimento saudável e sustentável”, frisou Diego Pereira, gerente da agência.
 
A engenheira florestal do Juvam, Rosiani Mendes Carnaíba, assinalou que parcerias como essa, com a cooperativa, são relevantes porque contribuem para sensibilizar e conscientizar mais pessoas sobre a necessidade de preservar. A engenheira disse que muitos dos que levaram mudas já têm o costume de plantar em casa, ou em sítios no entorno da Capital, mas as pessoas que recebem uma muda pela primeira vez ficam fascinadas. “Isso é fantástico, porque passam a ver a natureza com outro olhar”, sublinhou Carnaíba.
 
Mais mudas – A próxima distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas do Verde Novo está agendada para segunda-feira (05 de setembro), às 15h30, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Ronan Ferraz Santos, no Residencial Ilza Terezinha Picolli, no Bairro 1º de Março, na Capital
 
Projeto e resultado – O Verde Novo já distribuiu quase 152 mil mudas de árvores em vários locais da Capital e também em Várzea Grande. O projeto da Justiça estadual é desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde, e conta com o patrocínio do Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. E também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa na divulgação das ações.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1 – Imagem no formato vertical colorida com mulher, com calça e camiseta azul marinho, ao lado de funcionária do Sicredi, e ao fundo banner do projeto. Foto 2 – Imagem em formato horizontal funcionários do Sicredi e a engenheira do Verde Novo, com muda de planta na mão.
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *