DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Candidata ao governo de Mato Grosso, Marcia Pinheiro, lamentou um suposto uso da máquina pública por parte de seu adversário, Mauro Mendes, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) por meio do programa “Edu Motivação” que deveria funcionar como uma espécie de palestra motivacional para os trabalhadores da educação, mas, vem servindo para “enaltecer” e fazer “propagandas propositivas do seu Governo”.
As denúncias estão registradas na página oficial do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), que aponta o secretário de Educação, Alan Porto, realizando as “palestras” em dia útil e em horário de aula, em diversas regiões do Estado e também realizando uma espécie de propaganda a favor do governador.
“Estão suspendendo as aulas para que uma especialista e o secretário de estado de educação, Alan Porto, falem sobre o que o Governo do Estado realizou na Educação. Penso que, mesmo que não tenha sido nada, só fechamento de escolas e perseguição aos profissionais da Educação, existe sim, um uso da máquina pública, porque os profissionais relatam que o secretário fica fazendo propaganda do candidato Mauro Mendes. Isso sim, é uso da máquina pública e traz um desequilíbrio na disputa eleitoral”, criticou Marcia.
Conforme a candidata, os servidores chegam a protestar por causa da falta de bom senso do secretário Alan Porto, em comentar nas palestras sobre as “supostas benfeitorias”. “Recebi diversas reclamações, fotos e vídeos de professores e demais profissionais da Educação com cartazes e faixas,onde questionavam que motivação é essa para os educadores? Motivação para professores é RGA, desburocratização e condições de trabalho, aplicação correta dos recursos do Fundeb (piso e rateio) e depois da pandemia, o gestor tem que olhar com mais carinho para a Educação, esse setor foi um dos mais prejudicados, tanto para os profissionais como para os alunos, precisamos melhorar a qualidade do ensino e valorizar os profissionais dando-lhes o que é de direito”, completou a candidata.
*Segue a lista das reivindicações do Sintep-MT*
• Cumprir recomposição do Piso Salarial da Educação, em 2022, nos índices pleiteados de 21.52%;
• Garantir a política da dobra do poder de compra (Lei nº 510/2013), interrompida na gestão Mauro Mendes;
• Pagamento da RGA dos anos 2019, 2020, 2021 e 2022;
• Revogar a taxação dos 14% dos aposentados e pensionistas do estado;
• Revogação do Decreto 723/2020 e garantir a institucionalização do pacto federativo constitucional previsto na LC 049/98 (Sistema Único de Educação Básica Pública em MT) no atendimento da demanda educacional para superação das desigualdades educacionais entre as redes estadual e municipal;
• Retomar a Gestão Democrática nas Escolas para garantir a efetividade da Lei 7.040/98 e cobrar da SEDUC a realização da CONGED;
• Cumprimento das metas e estratégias do Plano Estadual de Educação.
MARCIA PINHEIRO E SEU MARIDO EMANUEL (ESTRELA DAS PAGIMAS DA PF) AGE SOB ORIENTAÇÕES DO MARIDO QUE FAZ QUALQUER COISA CONTRA O MENDES. É TÃO IMUNDO QUE USA ATÉ A PRÓPRIA MULHER QUE POR OUTRO LADO É DA MESMA LAIA DELE. COMO RESULTAD DISTO SAIU O EMANUELZINHO QUE É TÃO 171 QUANTO ELES. EMANUEL VIRA HOMEM E ENXERGA QUE TU NÃO PASSA DE UM MALA MENTIROSO, CORRUPTO QUE ACREDITA NA PRÓPRIA MENTIRA.