Conforme a estimativa divulgada pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) nesta segunda-feira (12), a safra de laranja 2022/2023 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve produzir cerca de 14,09 milhões de caixas de 40,8 kg. O resultado aponta uma redução de 0,9% em relação a projeção publicada em maio deste ano.
A queda da safra tem como base o baixo volume de chuvas nos últimos meses, que acabaram por prejudicar o crescimento dos frutos. Apesar do cenário atual ser mais favorável do que o do ano passado, o volume de chuvas ficou bem abaixo da média histórica. Segundo o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, o volume de chuvas acumulado nos quatro meses iniciais da safra equivale apenas a metade da normal climatológica.
De acordo com dados da Somar/Climatempo, a precipitação média no cinturão citrícola, acumulada de maio a agosto de 2022, foi de 84 milímetros, 48% inferior à normal climatológica (1981-2010)
Fonte: AgroPlus