Os estudantes do 1° ao 9° ano estão realizando testes dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações diagnósticas fazem parte de um conjunto de instrumentos avaliativos tanto para aferição do processo de alfabetização dos estudantes na idade correta quanto para a análise da proficiência em letramento linguístico e matemático.
“Este momento contribui para preparar, desde muito cedo, nossos estudantes, bem como identificar os potenciais e as fragilidades individuais dos alunos e nortear o trabalho dos professores da rede municipal”, explica a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.
Posteriormente às aplicações, as escolas se reúnem em grupos, junto ao Departamento Pedagógico e analisam os resultados obtidos, suas metas e traçam novos objetivos para facilitarem a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.
“Essa avaliação possibilita apurarmos quais intervenções precisam ser realizadas no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos. A rede municipal de ensino de Sorriso não quer deixar nenhum aluno para trás, quer sim a recomposição de aprendizagem. Portanto, busca, constantemente, estratégias para que, de fato, o ensino e aprendizagem aconteçam”, garante a gestora.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT