A Meta lançou em sua plataforma de publicação de fotos Instagram uma ferramenta para que os pais possam monitorar o comportamento de seus filhos adolescentes dentro do aplicativo. O recurso se chama Central da Família e foi adicionado a rede social em todos os países em que a empresa atua nesta quinta-feira (15).
A novidade já estava sendo testada nos Estados Unidos desde março deste ano. Entre as principais opções estão o monitoramento do tempo gasto dentro do Instagram, notificações sobre os novos seguidores dos adolescentes e o compartilhamento com os pais sobre denúncias que os jovens fizeram na plataforma.
É necessário a aprovação dos jovens para que eles possam fazer parte do programa junto aos pais ou responsáveis.
A medida, criada em conjunto com famílias e especialistas, veio sob a pretensão de um aumento da preocupação de profissionais e órgãos reguladores sobre exposição de crianças e menores de idade nas redes.
Este ano, a pauta também foi levada ao congresso americano pela ex-funcionária do Facebook, Frances Haugen. Ela explicou aos parlamentares que a empresa tinha total conhecimento sobre o detrimento que as redes tinham ao jovens. A empresa também foi condenada duas vezes na Europa por venda de dados como email e telefone de usuários menores de idade.
Em nota, a Meta explica que a decisão por trás das mudanças são as configurações antigas da plataforma que foram atualizadas há mais de um ano, e que com o recurso o regulamento de segurança novo seria melhor aplicado.
Fonte: IG TECNOLOGIA