O Verdão venceu o Derby pelo placar de 1 a 0 neste domingo (25.09) e conquistou o bicampeonato, na Neo Química Arena. O gol do Palmeiras foi marcado pelo atacante Endrick.
Em 14 partidas, com nove disputas válidas pela primeira fase da competição, a campanha vitoriosa das Crias da Academia teve nove vitórias, um empate e quatro derrotas, somando 27 gols marcados e 11 sofridos. Em 2018, o Palmeiras conquistou o Brasileiro Sub-20 ao bater o Vitória na final.
O jogo
O Verdão teve o controle das ações durante o primeiro tempo e propôs o ritmo da partida, buscando o gol desde o início. Entre outras tentativas, a principal oportunidade da primeira etapa: aos 43 minutos, Ian cobrou falta próxima da lateral direita e Pedro Lima cabeceou na trave. No rebote, Endrick subiu mais que o zagueiro e concluiu o lance, mas a bola saiu por cima do travessão. No minuto seguinte, em jogada individual, Pedro Lima arriscou de longe e o goleiro espalmou para a linha de fundo.
Logo no retorno para a segunda etapa, o Palmeiras trouxe perigo para a defesa do adversário. Após bate e rebate dentro da área, a bola sobrou para Kevin, que finalizou para a defesa do goleiro, aos três minutos.
A pressão alviverde surtiu efeito aos 18 minutos e Endrick inaugurou o marcador: o atacante recebeu a bola na intermediária, arrancou na direção do gol e chutou firme de fora da área, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro.
Já nos acréscimos, aos 47, os adversários arriscaram de longe e Kaique fez a defesa. O Verdão soube lidar bem com a pressão do rival nos minutos finais, não teve a defesa vazada e se sagrou campeão com o placar de 1 a 0.
Palmeiras Sub-20: Kaique; Garcia, Henri, Michel e Ian; Naves, Pedro Lima (Miguel) e Jhon Jhon; Edney (Vitinho), Kevin (Leo) e Endrick (Ruan Ribeiro). Técnico: Paulo Victor Gomes.
Regulamento
Nesta edição, o torneio nacional teve seus 20 participantes (definidos pelo ranking da CBF) divididos em dois grupos com 10 clubes cada. O Verdão fez parte do Grupo A, ao lado de América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fortaleza e São Paulo.
Enquanto isso, o Grupo B foi composto por Athletico-PR, Atlético-GO, Chapecoense, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Internacional, Red Bull Bragantino, Santos e Vasco. Na primeira fase, os times se enfrentaram em turno único dentro dos grupos, sendo que os quatro melhores clubes de cada avançaram às quartas de final.
Nesta fase e nas semifinais, os jogos foram disputados em turno e returno. A final foi realizada em jogo único, outra novidade da edição.
Veja a tabela do Verdão no Campeonato Brasileiro Sub-20:
Primeira fase – Grupo A
04/06: Cruzeiro 0 x 4 Palmeiras – Arena Gregorão
Gols: Allan (2), Kevin e Ruan Ribeiro
19/06: Palmeiras 1 x 3 Flamengo – Canindé (Band)
Gol: João Pedro
25/06: Palmeiras 2 x 0 Fortaleza – Academia de Futebol 2
Gols: Fabinho e Jhon Jhon
02/07: Atlético-MG 0 x 1 Palmeiras – SESC Alterosas
Gol: Pedro Lima
10/07: Palmeiras 2 x 0 Ceará – Allianz Parque
Gol: Jhon Jhon e contra
17/07: Palmeiras 2 x 0 Botafogo – Arena Barueri
Gols: Jhon Jhon (duas vezes)
23/07: São Paulo 1 x 0 Palmeiras – José Liberatti
30/07: Bahia 0 x 5 Palmeiras – CT Evaristo de Macedo
Gols: Henri, Ruan Ribeiro, Jhon Jhon e Kevin (duas vezes)
07/08: Palmeiras 2 x 3 América-MG – Arena Barueri
Gol: Kevin e Jhon Jhon
Quartas
14/08: Vasco da Gama 1 x 0 Palmeiras – São Januário
18/08: Palmeiras 1 (4) x 0 (3) Vasco da Gama – Allianz Parque
Gol: Pedro Lima
Semifinal
29/08: Palmeiras 5 x 2 Athletico-PR – Allianz Parque
Gols: Pedro Lima, Endrick, Henri, Edney e Jhon Jhon
01/09: Athletico-PR 1 x 1 Palmeiras – Arena da Baixada
Gol: Endrick
Final
25/09: Corinthians 0 x 1 Palmeiras – Neo Química Arena
Gol: Endrick
Fonte: Agência Esporte