A necessidade dos Diamantinenses em receber os recenseadores do IBGE e responder ao Censo 2022 foi pauta da reunião desta quinta-feira (22.09), no gabinete da Prefeitura Municipal de Diamantino. Com a presença do prefeito Dr. Manoel Loureiro e do coordenador de área do IBGE, Lucas Pilatti Pirani, que pontuou as dificuldades da equipe em ter acesso à população.
O prefeito municipal destaca a importância da população em atender os entrevistadores e o retorno que o fornecimento de algumas respostas simples podem dar ao município.
“É um trabalho muito importante que está acontecendo em nível nacional e precisamos da contribuição da nossa população para receber a equipe do IBGE, pois as respostas fornecidas moldam o censo demográfico do Brasil, do estado de Mato Grosso e do nosso município. Os dados do censo também servem como base para destinação de recursos a nossa cidade, então nós pedimos um momento de atenção aos nossos entrevistadores”, pediu o gestor.
Os recenseadores estão identificados com um crachá contendo os dados do trabalhador e um QR code que permite a confirmação dos dados direto no site do IBGE. Além disso, os servidores estarão uniformizados com colete, que contém o número do 0800 721 8181 e boné com o logo do IBGE. As perguntas abordam temas como idade, profissão, raça e religião. Todas as informações são confidenciais e protegidas.
Lucas, representante do IBGE na área, compartilha mais informações sobre a equipe.
“Nossa equipe conta com 10 recenseadores que estão realizando o Censo 2022 nas ruas da cidade, o munícipe pode confirmar a veracidade do trabalhador a partir do QR Code ou do telefone no crachá. A pesquisa leva cerca de 15 minutos para ser respondida” compartilhou o entrevistador.
Para confirmar a identidade dos recenseadores, o morador pode ligar para o telefone 0800 721 8181 ou acessar o site https://respondendo.ibge.gov.br/.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT