https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/ad26f6be57d39b3f5dd24cf3c216fb6f.jpeg

‘Nosso Judiciário’ recebe alunos do 2º semestre de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande

“As vitórias que vocês terão valerão mais do que qualquer derrota que venham a ter. A vida não é só feita de vitórias, também perdemos, mas não podemos desistir. Você é a primeira pessoa que precisa acreditar em você mesmo.” Com essas palavras de incentivo, resiliência e motivação, os 72 acadêmicos do segundo semestre de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, Eduardo Calmon de Almeida Cezar, no Espaço Memória do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na tarde desta segunda-feira (26 de setembro).
 
A conversa com o magistrado faz parte do projeto ‘Nosso Judiciário’, que tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário de Mato Grosso dos estudantes das instituições de ensino do Estado, assim como de toda sociedade mato-grossense.
 
Durante a visita, os universitários puderam conhecer as instalações e setores da casa da Justiça de Mato Grosso, além de acompanharem sessões de julgamentos que estavam sendo realizadas durante a tarde no local.
 
De acordo com Eduardo Calmon é uma grande alegria ter esse programa junto às universidades. O magistrado também compartilhou suas experiências jurídicas de quando iniciou no Direito. “O nosso objetivo é trazer os acadêmicos para dentro do Tribunal. Isso aqui é de todos nós. Futuramente serão eles que estarão aqui ocupando as cadeiras da magistratura. Eles precisam conhecer a história que o Poder Judiciário de Mato Grosso construiu ao longo desses anos centenários. Então é muito importante esse programa que o Tribunal de Justiça vem desenvolvendo.”
 
O coordenador judiciário do TJMT, Bruno José Fernandes da Silva, também deu as boas-vindas aos alunos e trouxe algumas informações sobre o funcionamento do Tribunal do Estado. “É muito bom poder receber os futuros colegas de trabalho nessa tarde e trazer algumas informações. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso conta com 30 desembargadores e apenas em 2021 julgou cerca de 50 mil recursos. Dessas decisões, 90% foram mantidas quando remetidas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou Superior Tribunal Federal (STF). Isso quer dizer que, a cada 10 recursos, em nove foram mantidos a decisão desse Tribunal. Isso demonstra a eficiência e a segurança jurídica conquistada pelo TJMT.”
 
Para a professora universitária, Ellen Mungo, esse projeto do Judiciário é de grande valia, pois é uma maneira de apresentar tecnicamente (e na prática) a vivência do que é visto em sala de aula pelos estudantes. “Esse contato deixa o aluno preparado para todo curso, assim como o início da atividade em qualquer área do Direito. Toda visita em que trazemos os alunos é uma sessão de julgamento diferente, é um processo distinto que está sendo discutido, são temas diversos que são abordados, recepções exclusivas, então sempre tem uma experiência, um primeiro diálogo que é apresentado aos alunos.”
 
Segundo a estudante de Direito da Univag, Isabeli Nascimento de Souza, esse primeiro contato com o mundo prático do Direito foi muito entusiasmante e motivador. A aluna do segundo semestre afirma que não está decidida, mas que já tem ideia da área que espera atuar. “Eu pretendo ser advogada criminalista, esse era o meu primeiro sonho. Mas ainda tem muita coisa pra conhecer e talvez eu até possa mudar de ideia. A palestra do juiz Eduardo foi esclarecedora nesse sentido. Ele não se contentou com as primeiras conquistas e foi uma ampla motivação para nós.”
 
A aluna também do segundo semestre de Direito da Univag, Eduarda Vieira Garcia, ressaltou que pode conhecer de fato o Judiciário, pois é bem diferente conhecê-lo apenas na teoria. “Foi extremamente importante essa visita ao projeto. Nós aprendemos muito com esse primeiro contato. Chamou muito a atenção o fato do juiz Eduardo Calmon ser juiz estadual e continuar buscando passar em outros concursos para juiz federal. Ele continuar estudando foi um grande diferencial.”
 
Ao final da conversa com os estudantes, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça presenteou a professora universitária e os estudantes com um Glossário Jurídico do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição de imagem: Foto 01: Imagem colorida de alunos da Univag, professora universitário e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, Eduardo Calmon de Almeida Cezar. Foto 02: Imagem colorida de aluna do segundo semestre de Direito da Univag, Isabeli Nascimento de Souza, em entrevista a TV.Jus. Foto 03: Imagem colorida de aluna e juiz posando para a foto com glossário jurídico na mão.
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *