Com o objetivo de prevenir e tratar doenças relacionadas à saúde ocular da população diamantinense, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante o dia 26 de setembro, mais de 100 atendimentos oftalmológicos gratuitos. A ação reduz substancialmente a fila de espera de uma demanda reprimida que perdurava desde 2017. Somente este ano mais de 300 consultas foram realizadas e a expectativa é zerar a fila até dezembro.
No atendimento, os pacientes realizam uma consulta completa que pode trazer diagnósticos precisos identificando doenças como catarata, pterígeo, astigmatismo, miopia, glaucoma, alterações na pressão ocular e outras. Além disso, a partir desta consulta, o SUS oferta diversos exames complementares conforme o médico solicitar.
A secretária de saúde Marineze Meira destaca que houve uma preocupação da gestão no sentido de ofertar gratuitamente os serviços e garantir comodidade e conforto aos pacientes. “Nos preocupamos em trazer o atendimento aqui na cidade, bem perto da população para evitar os transtornos de um deslocamento. Apesar de surgirem novos casos para atendimento, nosso objetivo é zerar a fila decorrente da demanda reprimida até o final do ano”, afirmou a titular da saúde.
Marineze ressalta ainda que, além da consulta, os pacientes também podem ser encaminados para realizar outros procedimentos, que incluem diversos exames oftalmológicos e cirrugias. “É uma especialidade médica de difícil acesso pelo SUS, mas priorizamos a oferta dos serviços, considerando a importância da saúde ocular das pessoas e o trabalho é realizado de forma humanizada e gratuita”, acrescentou.
Projeto Olho Vivo
Os atendimentos oftalmológicos serão ampliados contemplando também o público infantil por meio do projeto “Olho Vivo”, que será lançado nesta quarta-feira (28.09). A iniciativa prevê avaliações em saúde visual adequadas desde a primeira infância permitindo, assim, a prevenção de problemas visuais, a fim de identificar e acompanhar as alterações na acuidade visual da população de 04 a 15 anos do município. O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contemplando os estudantes do município.
Além de identificar possíveis casos de deficiência visual, também serão ofertados gratuitamente óculos para 100% da população identificada com necessidade de correções ópticas. Também serão realizados encaminhamentos a consulta oftalmológica e demais procedimentos para tratar doenças diagnosticadas.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT