Termina nesta quinta-feira (29) a ação “Cuidando do Cuidador” desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Técnica da Atenção Primária e as Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s), para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Vigilância em Saúde e Endemias. Foram mais de 10 profissionais da rede e de diferentes áreas terapêuticas com foco no bem-estar físico e emocional, executando aproximadamente 15 tipos de atendimentos durante os 10 dias de trabalho. O resultado ultrapassa a marca de 600 servidores beneficiados, a maioria deles recebeu mais de uma terapia, conforme indicação do profissional.
O evento superou as expectativas dos idealizadores e repercutiu significativamente entre os participantes que já almejam a continuidade da proposta. “Foi apaixonante, tudo o que eu precisava. Apoio psicológico, auricoloterapia, reiki. Saí renovada. Muitos da minha categoria estão precisando. Foram dois anos de pandemia, eu perdi minha filha mais velha pela Covid, tive que fazer acompanhamento no Júlio Muller, então, esse trabalho de cuidar do servidor é muito importante. A gente sente um alívio, e revigorada, mais ainda porque vemos que tem alguém que se preocupa comigo, com o outro colega, que tem gente cuidando da gente”, revelou a agente de endemias, Joanete Silva de Oliveira, 57 anos. Ela foi atendida na Unidade de Vigilância em Zoonoses, onde a proposta foi desenvolvida no período vespertino entre os dias 26 e 29 deste mês.
“Onde a gente pode fazer um abaixo assinado para pedir que a ação seja constante, mais vezes”, perguntou a agente de endemias Valéria Pereira Antenor, 40 anos. Para ela, a experiência representou uma grande melhora no corpo, sentiu-se mais disposta e alívio nas dores. Além disso, ela passou a conhecer as diversas opções de tratamento alternativo entre as práticas oferecidas. “Poderiam abrir mais espaços para nós, integrar ao trabalho, são poucas vagas, não dá para todos, é necessário que se expanda essas boas ações. Tive a oportunidade de sentir a sensação de bem estar que as pedras quentes e a auricoloterapia fornecem. E a conversa com a psicóloga, que conforto! Mas sei que haviam outras opções que também ajudam muito, entre tantas que nos trouxeram”, declarou satisfeita a servidora.
Para Wilson Cutas, coordenador técnico da Atenção Primária, não dá para mensurar o benefício causado diante de tão pouco investimento. “Os números apontam mais de 600 servidores participantes e não deu para atender todos. Boa parte deles teve indicação do profissional que o atendia para mais de uma prática para que os resultados surtissem ainda mais efeitos. Isso representa muito para nós, essa compreensão, essa disposição em prestar cuidado ao colega com esse olhar humanizado”, pontuou ele.
A psicóloga da SESMT, Jéssika Karoliny Ostelony ajudou na organização e no atendimento. “Impressionante como uma simples iniciativa como essa faz bem para quem recebe e também para quem atende. Percebe-se a necessidade de olhar para quem está do nosso lado, pois estando bem vão desempenhar melhor suas funções. Um profissional que não está bem não conseguirá o melhor resultado. Se podemos ajudar, então vamos nos fortalecer”, ponderou a psicóloga ao avaliar a importância da ação em outras ocasiões do ano.
SETEMBRO AMARELO
“Cuidando do Cuidador” realizado entre os dias 19 e 29 de setembro, integra as iniciativas da SMS voltadas para o setembro amarelo, de prevenção contra o suicídio.
No caso, foram desenvolvidas atividades de relaxamento corporal e bem estar como: plantão psicológico, serviço social, Chi Kung, Auriculoterapia, Shiatsu Massage, Cone/Reflexologia, ventosa ou pedras quentes, escalda pés, Quiropraxia, Reiki, e outras, como a oficina de “Fortalecimento de Vínculos Familiares”.
Vale ressaltar que as maiorias dessas atividades estão disponíveis na rede municipal de saúde e atendem a população conforme encaminhamentos e necessidade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT