https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/e69dbe204f116a316e5651cc146c0400.jpeg

Silva Freire é homenageado durante Manhã Poética realizada pelo TCE-MT

Foto: Danilo Lobato/TCE-MT

Artistas, agentes culturais, servidores e colaboradores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) se reuniram nesta quarta-feira (28) para homenagear um dos mais importantes escritores do estado: Benedicto Sant’Anna da Silva Freire.  A vasta obra foi reverenciada no evento “Manhã Poética”, realizado na Escola Superior de Contas, que leva seu nome. 

Na ocasião, o supervisor da Escola, conselheiro Waldir Teis, destacou que o encontro faz alusão ao Dia do Poeta Mato-grossense, celebrado em 20 de setembro. Esta também é a data do aniversário de Silva Freire, que estaria completando 94 anos. “Ele tem uma importância histórica. Se vê com frequência falar de Silva Freire, então é uma pessoa ilustre do nosso estado e tivemos a iniciativa de dar à Escola o nome dele.”  

Foto: Danilo Lobato/TCE-MT

A programação contou com descerramento de placa em homenagem ao escritor, chá com bolo cuiabano, apresentação do Coral do TCE-MT, relançamento do livro Ossatura da Cuiabania: cultura e busca de identidade, de autoria de Freire.  Vale destacar que as placas contam parte da biografia e trazem trechos de poesia do autor. Agora elas serão fixadas em locais de destaque na Escola Superior de Contas.  

Houve ainda apresentação do documentário Charivari, além de declamação de poemas do autor. “Precisamos estar sempre cultivando e reverenciando essa história, que nos dá identidade. Então, o Freire merece todas essas homenagens. Sou muito feliz por ter convivido com ele”, disse o conselheiro Antonio Joaquim, que também participou do evento. 

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Para a filha do homenageado, Daniela Silva Freire, este é o reconhecimento do legado sociocultural deixado por ele. “É um marco simbólico que referencia a história e os projetos que ele empreendeu em nome da sociedade cuiabana, em defesa da cultura local, mas dialogando com a cultura global, sem perder a clara noção de onde se vem e para onde se quer ir”. 

Além da Resolução Normativa nº 03/2016, que renomeou a Escola, a realização do evento foi mais uma forma pela qual a instituição reconheceu os relevantes serviços prestados pelo advogado, professor e poeta à sociedade mato-grossense. 

“Para nós é uma grande honra. Temos o sentimento de corresponsabilidade com a escola nos processos educativos, artísticos e culturais”, concluiu a filha e diretora da Casa de Cultura Silva Freire, Larissa Silva Freire, que também comentou a iniciativa do TCE-MT.   

Freire nasceu em Mimoso, distrito do município de Santo Antônio do Leverger, em 20 de setembro de 1928, e faleceu em Cuiabá, em 11 de agosto de 1991.O poeta dedicou mais de 15 anos de sua vida ao magistério, exercendo a cátedra de Professor Fundador Titular da Faculdade de Direito, junto à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O evento contou com a presença do conselheiro aposentado Ubiratã Spinelli.

Clique aqui e confira galeria de fotos. 


Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *