O instituto Datafolha divulgou uma nova pesquisa para São Paulo, neste sábado (1°), e Fernando Haddad (PT) segue na primeira colocação e deve ir para o segundo turno. Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB) chegarão no domingo (2) brigando para ocupar uma vaga na disputa contra o ex-prefeito da capital paulista nas eleições 2022 .
De acordo com os números do relatório da empresa, o ex-ministro da Educação obteve 39% das intenções de votos. O antigo responsável pelo Ministério da Infraestrutura alcançou 31% dos votos válidos da preferência dos eleitores entrevistados. Já o governador de São Paulo anotou 23%.
Carol Vigliar (UP) tem 2%, Gabriel Colombo (PCB), Elvis Cezar (PDT), Antonio Jorge (DC), Edson Dorta (PCO) e Vinicius Poit (Novo) e Altino (PSTU) têm 1% dos votos válidos cada um.
A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 3.700 pessoas em 79 cidades do estado entre sexta (30) e este sábado. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-09987/2022.
Senado
Na corrida eleitoral pelo Senado, Márcio França (PSB) aparece em primeiro lugar com larga vantagem. O ex-governador de São Paulo tem 45% das intenções de voto, de acordo com os dados do Datafolha. Ele é o candidato apoiado por Haddad e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Marcos Pontes (PL), que é o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), está distante do primeiro colocado, mas tentará conquistar os indecisos até domingo (2°) para vencer a disputa. Ele tem 31% das intenções de voto.
Segundo turno
O Datafolha também simulou três cenários de segundo turno em São Paulo. No primeiro cenário, Fernando Haddad tem 42% das intenções de voto, enquanto Rodrigo Garcia possui 43%, ou seja, empate técnico. Branco, nulo ou não sabe representam 15%.
No cenário dois, Haddad aparece na primeira posição com 46% da preferência dos eleitores que participaram da entrevista. Tarcísio de Freitas conquistou 41% dos votos e branco, nulo ou não sabe são 13%.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política