https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/10/b704c8755a5f0ccf2f311dcd43003bb9.jpeg

Minas Gerais: Chuvas de granizo atingiram 16,8 mil hectares de lavouras em 63 municípios

Foto:

Foto:

Segundo a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), as chuvas de granizo do início desta semana em Minas Gerais atingiram 16,8 mil hectares de lavouras no Estado. Cerca de 2.039 produtores rurais tiveram algum tipo de perda, em 63 municípios. 

Dentre as regiões do Estado, Sul, Campo das Vertentes, Central e Zona da Mata foram as que registraram maiores prejuízos. 

Conforme a Emater-MG, as lavouras de café arábica foram as mais prejudicadas, com 13 mil hectares, ou 77% da área total danificada, e 1.090 cafeicultores tiveram algum tipo de perda. A citricultura, foi a segunda maior área atingida pelas chuvas de granizo, com 2,4 mil hectares, com pelo menos 135 citricultores mineiros relatando terem sofrido perdas. 

Ainda na fruticultura, foram registrados prejuízos em lavouras de abacate, com 190 hectares atingidos pelo granizo na região Sul de Minas. 

302 produtores de hortaliças também relataram algum tipo de prejuízo, em 503 hectares.  Os maiores danos foram em plantios de folhosas, com 212 hectares. Mas também houve perdas em outras culturas como tomate, abobrinha e couve-flor.

 De acordo com a avaliação da Emater-MG, os prejuízos causados pelas chuvas de granizo podem acarretar algum problema de abastecimento nos mercados municipais, o que pode provocar a necessidade de compra de produtos em outras regiões, o que gera aumento no preço final. 

Fonte: AgroPlus

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *