DA REDAÇÃO / MAK LUCIA
[email protected]
Quatro casas antigas foram embargadas no centro histórico de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro, pela Secretária de Ordem Pública de Cuiabá. As casas ficam próximas a Praça da Mandioca, e mais de 12 anos vem sendo explorada para garimpo ilegal de ouro.
Segundo apurado no local, moradores e agentes da Prefeitura já foram ameaçados diversas vezes pelo suposto dono dos terrenos (ele ainda não apresentou documentos). Contra o dono já foram registrados 33 boletins de ocorrências entre os anos de 2010 e 2022 das mais diversas naturezas, dentre elas: perturbação, ameaça, dano, furto entre outros.
O homem tem um prazo de 10 dias a contar desta sexta-feira, para apresentar os documentos que comprove a titularidade das terras, porém foi informado por uma representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para os repórteres que estavam no local, que mesmo que apresente os documentos, a área está embargada desde fevereiro deste ano.
Conforme o secretário Leovaldo Salles, moradores disseram que os trabalhos de escavação e retirada de terras é feita durante a madrugada, e os trabalhadores são moradores em situação de rua, que realizam as escavações.
O dono do local, se aproveitava da situação de vulnerabilidade dessas pessoas para trabalharem para ele sem nenhum equipamento de proteção individual, direitos trabalhistas ou acompanhamento de um profissional.
A Polícia Civil, Polícia Federal e o IPHAN foram acionados para dar início às investigações.
Veja o vídeo