https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/10/7231b431d06e85c954c88f8b8a88c69e.jpeg

Novas vans entregues para o Programa Melhor em Casa irão facilitar a logística dos atendimentos domiciliares

O Programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na manhã desta quinta-feira (20), seis novas vans que serão utilizadas pelas equipes de atenção multiprofissional (EMAD) e equipes de apoio (EMAP), responsáveis pelo Programa. A entrega foi realizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pela secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend, na frente da Prefeitura.

As equipes EMADs e EMAPs trabalham com o objetivo de promover a desospitalização, tirando pacientes da internação hospitalar e prestando atendimento de saúde humanizado nas residências dos pacientes com situação de saúde complexa, que tenham dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.  Cada EMAD é formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista, e a EMAP é formada por assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas, que dão suporte as equipes básicas.

A secretária Suelen comemorou o recebimento das novas vans, que facilitarão o trabalho das equipes. “Hoje é um dia muito feliz para nós, por termos a oportunidade de ver os avanços do Programa Melhor em Casa. Esse programa foi implantado em 2020, na gestão do nosso prefeito e após a pandemia ele foi incrementado. Hoje temos seis equipes completas, com profissionais de diversas especialidades. O objetivo desse programa é fazer a desospitalização, diminuindo os riscos de contaminação desses pacientes em leitos hospitalares, otimizando esses leitos. O programa também atende demandas das unidades básicas de saúde e vem agregando muita qualidade de vida. Essa entrega de vans vai melhorar muito a logística das equipes. É um avanço nesta gestão humanizada”.

As equipes trabalham divididas por regionais. “Na regional Sul temos duas equipes e na regional Norte também temos duas. As regiões Leste e Oeste têm uma equipe cada. Cada EMAP dá apoio para três EMADs. Uma dá suporte para regional Leste e para a regional Norte 1 e 2 e a outra dá suporte para regional Oeste e para a regional Sul 1 e 2”, explicou a coordenadora do Programa, Joelma Toledo.

O prefeito Emanuel Pinheiro não escondeu a satisfação em relação ao sucesso do trabalho do programa em Cuiabá. “O Melhor em Casa foi um compromisso meu em 2016, durante a campanha. Gravei o horário eleitoral gratuito prometendo entregar este programa ainda no primeiro mandato. Prometi entregar e entreguei. No seio familiar, com a família a seu lado, o paciente se recupera muito mais rápido. Quando lançamos o programa, tínhamos quatro equipes. Hoje estamos entregando seis vans para o Melhor em Casa. Quero agradecer a dedicação e o esforço de todos os profissionais da saúde que atuam neste programa, que nos possibilita avançar e humanizar cada vez mais a saúde pública da nossa capital”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *