A perda de cabelos pode ser uma difícil realidade para pacientes em tratamento contra o câncer. Por meio da mais recente iniciativa da Polícia Rodoviária Federal, toda população poderá entregar mechas de cabelo nas regionais da instituição no país; assim, mulheres e crianças poderão receber perucas gratuitas em todo o Brasil.
Neste Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o combate ao câncer de mama, as mulheres da PRF demonstrarão solidariedade, doando parte de si, para ajudar as pessoas a aumentar a autoestima durante a recuperação.
A doação não é restrita a determinados tipos de cabelo ou à idade, inclusive crianças podem participar da ação. Os cabelos podem ser crespos, lisos, com química, “virgens”, ou seja, qualquer tipo é muito bem-vindo. O comprimento das mechas a serem doadas deve ser de, no mínimo, 10 cm, e é importante que o cabelo esteja seco, para evitar fungos, além de estar preso por um elástico.
Como doar cabelo, passo a passo:
• Amarre os cabelos bem firmemente, de preferência com elástico de dinheiro, em um rabo de cavalo, ou em mais mechas, e faça o corte;
• No momento do corte, é importante que o cabelo esteja seco e em sua forma natural (sem escova ou chapinha);
• Armazene o cabelo seco em uma embalagem (saquinho) plástico, envelope ou caixa;
• Leve a doação a um dos pontos de coleta de hospitais e ONGs que desenvolvem o trabalho.
A Superintendências da PRF em MT poderá receber as doações e encaminhar aos órgãos que participam da ação.
Fonte: PRF MT