https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/ae8969353ee3e60995e390acf8b37160.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

Maduro diz que Lula aceitou retomar agenda de cooperação entre países

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
Reprodução/Twitter

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

O presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou que teve uma conversa com  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por telefone e que houve um acordo para a retomada da agenda de cooperação entre os países. 

“Tive uma boa conversa telefônica com o Presidente eleito da República Federativa do Brasil @LulaOficial, com quem concordamos em retomar a Agenda de Cooperação Binacional entre nossos países. Agradecemos sua disposição!”, postou, na segunda-feira (31), o chefe do Executivo da Venezuela na sua conta oficial do Twitter.

Maduro diz, em uma postagem feita logo na sequência, que o presidente eleito no último domingo enviou saudações ao povo venezuelano, e que assumiu o compromisso para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

“O Presidente @LulaOficial enviou sua saudação e compromisso a todo o povo venezuelano. Estamos dispostos a trabalhar arduamente para fortalecer a América Latina e o Caribe e para o desenvolvimento econômico e social de nossos povos”, escreveu.

O presidente venezuelano já havia parabenizado o petista no dia em que ele foi eleito. Foi dito que “a democracia triunfou” e o ditador parabenizou os “povos determinados a serem livres”.

Vitória de Lula nas eleições

Depois de 20 anos de sua primeira vitória,  o ex-presidente Lula venceu novamente o pleito eleitoral e governará o Brasil pela terceira vez. Ele derrotou o atual presidente, Jair  Bolsonaro (PL), e assumirá o Planalto a partir de janeiro de 2022. 

Segundo os dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na noite de hoje, o petista teve mais de 59 milhões de votos (50,8% dos votos válidos) e foi o presidente mais votado da história. Bolsonaro teve cerca de 57 milhões de votos (49,1% dos votos válidos).

Essa foi a nona eleição desde a redemocratização. Pela primeira vez o presidente em exercício que tentou a reeleição não terminou eleito. 

Apesar da derrota, o atual chefe do Executivo brasileiro teve mais votos computados do que no segundo turno do ano de 2018 , quando ele venceu Fernando Haddad (PT) para assumir o planalto.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *