https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-11-16-59-0h4a9765-66184f1f1c278.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

HUMANIZAÇÃO

Márcia destaca importância do Projeto Enxergar é Humanizar

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Assim como a Lei 7.042 de janeiro deste ano, que torna obrigatória a entrega pelos futuros gestores da capital do uniforme escolar aos estudantes da rede pública municipal, a gestão Emanuel Pinheiro prepara uma norma no mesmo sentido para o Projeto Enxergar é Humanizar.

A informação foi repassada na tarde desta quinta-feira (11) pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

A iniciativa foi uma sugestão da primeira-dama Márcia Pinheiro que durante evento realizado na Secretaria Municipal de Educação destacou a importância do projeto para uma educação de qualidade e entregou, simbolicamente, os primeiros 131 óculos da edição 2024 do Enxergar é Humanizar.

Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

No auditório Maestro China, 20 estudantes de cinco escolas do Município receberam os óculos escolhidos por eles, das mãos da primeira-dama Marcia Pinheiro. “Estamos muito felizes por contribuir, por trazer dignidade às crianças e suas famílias por meio de ações que oportunizam maior qualidade de vida e desenvolvimento às futuras gerações. Esse é o trabalho da gestão Emanuel Pinheiro, uma gestão humanizada, que cuida das nossas crianças e faz o melhor para elas, que são o nosso futuro. Além do kit material escolar e do uniforme escolar, vamos garantir que a rede pública municipal possa fornecer aos estudantes que precisam exames e os óculos”, disse Márcia Pinheiro.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que o Projeto Enxergar é Humanizar é mais um legado da gestão Emanuel Pinheiro para os cuiabanos. “Mais um dos legados que o prefeito Emanuel Pinheiro vai deixar para a população cuiabana, na Educação. Começamos em 2018,de uma forma muito tímida e, encerraremos 2024 com cerca de 3 mil óculos entregues aos estudantes para que melhorem ainda mais o seu processo ensino aprendizagem”, destacou Edilene Machado.

Maria Auxiliadora de Melo, avó do estudante João Gabriel Santana Silva Melo, agradeceu à ação da Prefeitura. “Nós já sabíamos que o João Gabriel precisava de óculos, mas não tinha sido possível comprar. Quando a escola chamou foi muito bom”, disse a avó.

Para João Gabriel, que sentia dificuldades na sala de aula, começa agora um novo momento. “Não terei mais dificuldades. Agora consigo enxergar tudo”, disse João Gabriel.

Márcia Alves, mãe do estudante Daniel considera o projeto muito importante. “Ajuda muito as crianças das escolas municipais a aprender e também aos pais que muitas vezes não tem como adquirir os óculos”, ressaltou Márcia. O irmão do Daniel, Davi Alves disse que após os exames ficaram surpresos com o grau detectado. “Nós não tínhamos ideia. Como família do Daniel agradecemos muito à escola, ao projeto e à primeira-dama Marcia Pinheiro. Esse projeto ajuda bastante as crianças das escolas de Cuiabá”, disse ele.

Projeto

O Enxergar é Humanizar é um projeto permanente da Secretaria Municipal de Educação. Após avaliação e monitoramento das aprendizagens, os professores identificam os estudantes que apresentam déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão. Os estudantes passam por exame de optometria que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.

Desde que foi criado até o ano passado, o Projeto já entregou 1.640 óculos aos estudantes. Os óculos possuem lentes antirreflexo e são entregues de forma gratuita.

Este ano, a previsão é de que sejam realizados 2.207 exames em estudantes do 1º ao 5º Ano das escolas urbanas e do 1º ao 9º Ano das unidades do campo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *