Após o anúncio da nova geração do Charger com motorização elétrica , o CEO da Dodge , Tim Kuniskis , afirmou na última semana que a empresa considera utilizar um motor a combustão no veículo.
“Eu fui bem transparente. Nossos carros serão construídos na plataforma STLA, que pode receber propulsores de várias fontes de energia” Afirmou Kuniskis em entrevista ao portal Carscoops .
“Poderemos instalar um motor a combustão, mas não significa que faremos. Lançaremos [o novo Charger] como veículo elétrico, porque acreditamos que quando ele estiver pronto, terá um posicionamento atrativo no mercado” acrescentou Kuniskis.
Os tradicionais motores V8 da Dodge irão sair de linha no próximo ano, mas o motor de seis cilindros em linha da Stellantis , batizado de “ Hurricane ” pode ser uma opção viável, segundo a imprensa estadunidense.
O propulsor já equipa modelos da Jeep e Ram e conta com bloco de 3.0 litros construído em alumínio , duplo comando de válvulas e duas turbinas.
O novo motor produz 405 cv de potência e 61 kgfm de torque com 22 psi de pressão gerada pelos turbocompressores , mas pode chegar a 506 cv e 64 kgfm de torque em modo de alta performance , quando a pressão das turbinas aumenta para 26 psi.
Esses motores poderiam substituir os V8 de 5.7 e 6.1 litros naturalmente aspirados que equipam o Charger e Challenger atualmente, e ofereciam números de potência similares .
Entretanto, os novos propulsores ficariam aquém das versões com supercharger dos V8 que geram entre 700 e 800 cv , e terão sua produção encerrada junto com os Challenger e Charger da atual geração no próximo ano .
O próximo Charger será baseado no conceito Charger Daytona SRT EV , revelado no último mês de agosto e que deverá ser comercializado a partir de 2024 .
O conceito é construído sobre a plataforma STLA e conta com motorização exclusivamente elétrica , assim como o futuro modelo de produção .
“Se algum dia nós sentirmos necessidade de adicionar um propulsor a combustão ao carro poderemos? Totalmente. Mas talvez nunca precisaremos.” Encerrou Kuniskis.
Fonte: IG CARROS