Circula no WhatsApp uma mensagem falsa que promete um Pix de R$ 50 em uma suposta promoção de Natal do Nubank. De acordo com o próprio banco, a promoção é falsa.
“O Nubank informa que não está realizando a campanha de Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que trata-se de um golpe”, afirma a empresa.
A mensagem que está sendo espalhada no WhatsApp cita uma promoção falsa chamada “Nubank Natal Feliz” e ativa o senso de urgência dos internautas ao pedir rapidez, alegando que há poucos cupons de Pix disponíveis. A ideia é fazer com que a pessoa clique no link enviado sem pensar muito.
Se a vítima clica no link, ela é direcionada a uma página falsa que tem o objetivo de roubar informações pessoais. Trata-se, portanto, de uma campanha de phishing , na qual os hackers usam um motivo falso para fazerem os usuários clicarem em um link.
Como não cair em golpes no WhatsApp
A fraude envolvendo o Nubank não é um caso isolado. Pelo contrário, esse tipo de golpe é bastante comum no WhatsApp, e a tática tende a se popularizar em datas comemorativas, como o Natal. Confira algumas dicas para se proteger:
- Sempre desconfie de mensagens (por email, WhatsApp, redes sociais ou SMS) muito alarmantes, com caráter de urgência, ou com promoções boas demais para serem verdade;
- No WhatsApp, desconfie de mensagens deste tipo mesmo se elas vierem de contatos conhecidos, como amigos e familiares, já que geralmente os golpes circulam porque as próprias pessoas acreditam neles e os passam adiante;
- Não baixe arquivos ou clique em links sem ter certeza de que eles são confiáveis;
- Antes de clicar em um link, confira a URL. Geralmente, para criar sites falsos, os golpistas trocam apenas algumas letras de sites oficiais;
- Não passe seus dados pessoais, sobretudo bancários, sem ter certeza de que um site é confiável;
- Na dúvida, não compartilhe uma mensagem que pode ser phishing.
Se você já caiu no golpe envolvendo o Pix natalino Nubank, o banco orienta os clientes a entrarem em contato com o suporte pelos canais oficiais de atendimento.
Fonte: IG TECNOLOGIA