A pedagoga da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Creuza Rosa Ribeiro, responsável pela educação dos recuperandos da Penitenciária “Major Eldo de Sá”, a Mata Grande, em Rondonópolis (214 km de Cuiabá), ressaltou o compromisso dos detentos da unidade com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 1º e 02 de dezembro.
A adesão ao exame foi feita em 2009, e desde então toda a logística é preparada pela equipe educacional, gestores e agentes penitenciários. “A grande maioria vislumbra no exame a possibilidade de conclusão do ensino médio, e de que com bons resultados, possam ser inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas para ensino superior público”, diz Creuza Ribeiro.
A pedagoga complementa que nos dois dias de avaliação o que se viu foram candidatos compromissados e concentrados. “Eles liam atenciosamente todos os cadernos de questões, usando todo o tempo a eles garantido em edital, sem pressa para finalizar sua prova”.
O Enem é utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios. O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos – ProUni .
Fonte: GOV MT