A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) cadastrou 26 artesãos de Vila Bela da Santíssima Trindade no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A ação está inserida na programação da Sedec durante a mudança simbólica do governo estadaul para o município, que segue neste sábado (19), data em que se comemora oficialmente os 254 anos do município.
Os artesãos do município estão expondo seus trabalhos durante a celebração, em um estande na praça principal, onde estão concentradas as festividades.
Com o cadastro, os profissionais receberão a carteirinha do artesão, que é gratuita e possibilita diversos benefícios como a regularização da profissão, isenção de emissão de nota fiscal de venda, aposentadoria junto ao INSS, seguridade em caso de acidente, acesso a crédito bancário e participação em feiras, entre outros.
Até então o município contava com apenas quatro artesãos cadastrados no programa. “Recebemos da prefeitura a informação de que em Vila Bela existiam muitos artesãos não cadastrados, por isso incorporamos esta ação na nossa programação, na cidade, e pudemos conhecer de perto o potencial em artesanato que o munícipio possui, que vai muito além da tradicional bebida artesanal Canjinjin”, explicou o secretário adjunto de Empreendedorismo da Sedec, Leopoldo Mendonça.
Trabalhando com artesanato em argila em Vila Bela há 15 anos, a artesã Ivany da Cruz não sabia da existência do cadastro e não perdeu a oportunidade de se inscrever. “Gostei de saber que por meio do programa posso participar de feiras de artesanato e expor meu trabalho no país inteiro”.
A artesã e coordenadora de artesanato da comunidade indígena dos Chiquitanos, Feliciana Maconho Paz, produz acessórios como bolsas e bijuterias com sementes, coco e folhas de bananeira. Ela conta que na comunidade existem cerca de 150 famílias e que a maioria vive do artesanato. “Nosso artesanato é muito rico, com peças produzidas com materiais da terra e queremos muito levar isso para fora de Vila Bela, para que todos possam conhecer”.
Com o cadastro realizado os artesãos receberão a carteirinha em casa, via Correios, nas próximas semanas.
Fonte: GOV MT