AGÊNCIA BRASIL
[email protected]
França 3x 1 Polônia
Gols: Olivier Giroud, aos 43 min do 1º tempo, e Kylian Mbappé, aos 30 min e 46 min do 2º tempo, pela França; Robert Lewandowski, aos 54 min do 2º tempo, pela Polônia
No dia em que viu Olivier Giroud se isolar no posto de maior artilheiro da história da sua seleção masculina, a França deu mais um passo na defesa do título conquistado em 2018, derrotou a Polônia por 3 a 0 e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo FIFA do Qatar-2022.
O dono da camisa 9 abriu o caminho da vitória em uma partida que acabou se mostrando um pouco mais complicada do que o desempenho das duas seleções ao longo da fase de grupos fazia acreditar.
O terceiro gol do centroavante do Milan no Oriente Médio o fez ultrapassar a marca história de Thierry Henry, antigo goleador máximo da França em todos os tempos. Agora, Giroud tem 53 bolas nas redes pela seleção, uma a mais que o ex-recordista.
As outras bola que morreram nas redes polonesas também foram especial. Ao colocar números finais no placar, Kylian Mbappé marcou pela quarta e quinta vez na Copa e assumiu a artilharia da competição.
Com o triunfo, os franceses se tornaram também o segundo time da Europa entre os oito melhores do Mundial-2022. Eles disputarão a classificação para as semifinais no sábado, contra o vencedor do confronto entre Inglaterra e Senegal, que vão a campo ainda neste domingo.
Já a Polônia volta para casa com a sensação de dever cumprido. A seleção não chegava nas oitavas desde 1986. Ou seja, fez sua melhor campanha em 36 anos.
Momento chave
Olivier Giroud marcou um gol HISTÓRICO e abriu o placar pra França! 🔥🇫🇷 pic.twitter.com/LBayMLbSwP
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) December 4, 2022
A França estava sendo encurralada pela Polônia, que havia inclusive acabado de perder uma grande chance de abrir o placar, quando Giroud fez o gol do recorde. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Mbappé recebeu passe de Dayot Upamecano, percebeu a movimentação do centroavante e entregou rápido para o chute cruzado do artilheiro.
A partida deste domingo não foi histórica apenas para Giroud. Capitão na conquista do bicampeonato mundial, quatro anos atrás, Hugo Lloris foi a campo pela 142ª vez com a camisa dos Bleus e se igualou ao ex-defensor Lilian Thuram no posto de jogador que mais defendeu a seleção francesa em todos os tempos.