DA REDAÇÃO
[email protected]
Secom
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, se reuniu nessa quarta-feira, 7 de dezembro, com o promotor de justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Wagner César Fachone, para discutir as tratativas para a construção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na Capital.
“Essa medida engrandece o trabalho do promotor que está exercendo as suas funções institucionais junto ao município. A gente reconhece e agradece muito o MP por essa iniciativa que vai ser muito importante para Cuiabá, pois, isso é humanização, o acolhimento ao idoso que está em situação de vulnerabilidade. É uma preocupação muito grande da primeira-dama Marcia Pinheiro, da secretária de Assistência Social, Hellen Ferreira e da adjunta de Assistência, Clausi Barbosa. Essa parceria com o MP é uma fantástica medida que é digna de elogios porque fortalece as políticas públicas. A preocupação do MP e a atuação da nossa equipe, mostra responsabilidade com o acolhimento das pessoas idosas. O meu sonho é fazer de Cuiabá, a Capital dos idosos, baseada no respeito, inclusão social e dignidade. São essas medidas que mostram preocupação da nossa administração”, agradeceu Emanuel.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, explica que um espaço de acolhimento para idosos é um serviço da política de assistência social, e hoje, o município executa os trabalhos em parceria com o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. Ela cita ainda, que existe a necessidade de ampliação de vagas para acolhimento a idosos. ” O município trabalha para ampliar o número de vagas por meio da parceria com o MP e com os desembargadores Marcos Machado e Orlando Perri, ambos do Tribunal de Justiça. E vamos trazer para Cuiabá essa ILPI, para beneficiar com mais 80 vagas de acolhimentos aos idosos. E a Secretaria de Assistência Social vai garantir a continuidade desse serviço além da construção dessa unidade, a manutenção e execução desses serviços”, evidenciou.
O promotor de Justiça, Wagner Fachone, considerou a reunião produtiva e garantiu que os recursos para construção da ILPIs serão angariados junto a outros poderes. “A reunião de hoje discutiu a possibilidade de construir uma ILPI, sendo uma Instituição de Longa Permanência para Idosos em Cuiabá, a qual é um cumprimento de uma sentença e o município tem essa obrigação. Estamos fazendo uma tratativa com o município para ser destinada à área e o local adequado e que o recursos possam advir de terceiros e outras fontes para que esse equipamento social, importante para a sociedade, seja construído, e que vai atender os idosos mais vulneráveis e em situação de perigo”, concluiu.
Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) – são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.