DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Gabinete de Gerenciamento de Crise da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagra, na tarde desta quarta-feira, 11 de janeiro, uma operação para conter manifestação marcada para o fim do dia, na Praça das Bandeiras, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA). A ação é para cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão do STF determina que as forças de segurança não permitam a ocupação e bloqueio de vias e espaços públicos e, para isso, os policiais farão barreiras de trânsito e fecharão os acessos à praça. O STF também determinou prisão em flagrante e multas, que vão de R$ 20 mil a R$ 100 mil, para os que descumprirem a ordem judicial.
O Gabinete de Crise é formado pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF), Politec, Corpo de Bombeiros e órgãos de inteligência.
O Governo de Mato Grosso reforça que não compactua com movimentos que impedem as garantias de direitos e o ir e vir das pessoas e atos de vandalismo.
Prefeitura de Cuiabá
Reforçando a operação, o efetivo das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Ordem Pública será empregado na ação.
Nota à Imprensa
A Prefeitura Municipal de Cuiabá informa que o efetivo das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Ordem Pública será empregado para cumprimento da ordem judicial do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no sentido de desmobilizar atos antidemocráticos organizados para data de hoje, quarta-feira (11), na Praça das Bandeiras;
Atendendo as medidas determinadas e zelando pela transparência, a gestão encaminhará ofícios à Secretaria Estadual de Segurança Pública e ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, informando quanto as ações já implementadas no estrito cumprimento a ordem emanada pelo ministro, bem como se colocando à disposição para auxiliar no que for necessário;
A Prefeitura de Cuiabá reforça que a medida judicial será integralmente cumprida, evitando, protestos que afrontem o regime democrático de nosso país.