https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/03/WhatsApp-Image-2023-03-02-at-17.54.17.jpeg

MARCO HISTÓRICO

Diretas Já: Vereador destaca 40 anos da emenda Dante de Oliveira

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Durante a sessão da Câmara de Cuiabá desta quinta (2), o vereador Fellipe Corrêa (Cidadania) foi à tribuna para abordar um marco histórico para a democracia do país. Isso porque há 40 anos, no dia 2 de março de 1983, o então deputado federal Dante de Oliveira apresentou uma emenda à Constituição Federal, assinada por cerca de 190 congressistas, para restaurar a eleição direta para presidente.

Conhecida como Emenda Dante de Oliveira, a proposta não conseguiu votos o suficiente para ser aprovada, o que gerou ainda mais indignação na população. Foi a partir dessa iniciativa que surgiu a maior mobilização popular da história do Brasil e que se tornou um marco na redemocratização: Movimento Diretas Já!

“Dante de Oliveira e sua emenda devolveram a democracia a esse país e encheram as ruas. O discurso de Dante enfrentou a repressão, que foi vencida junto de uma parcela fervilhante da classe política, da imprensa e também de estudantes. Que alegria, pois antes fazer oposição a um governo miserável e infame, como Dante falou, era caso de polícia. Hoje eu, vereador de oposição, posso vir aqui fazer críticas justas à gestão municipal. Graças à democracia, a emergência policial acontece nos governos corruptos e infames”, discursou o parlamentar.

O vereador Mário Nadaf (PV) elogiou a iniciativa do colega em homenagear a história do país, marcada pela figura de Dante de Oliveira, e destacou o impacto de um mato-grossense ser o protagonista do processo de redemocratização.

“A emenda, ainda que não tenha sido aprovada, fez com que, naquele ano, ainda que em uma eleição indireta, fosse eleito Tancredo Neves. Parabéns ao vereador Fellipe pelas palavras, e lembro que temos que destacar a tradição democrática e lutar contra qualquer grito de autoritarismo nesse país”, afirmou Nadaf.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *