DA ASSESSORIA
[email protected]
O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), Francisco Vuolo, reuniu-se, nesta semana, com representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) para tratar de parcerias destinadas ao fomento do programa de Importação e Exportação (IMEX) Cuiabá. A iniciativa integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’, que tem como finalidade fortalecer as atividades econômicas do município, vislumbrando os mercados de importações e exportações.
A empresa pública federal atuará no fornecimento de consultorias, serviços de transporte e palestras para o público-alvo, corrigindo assim, os gargalos enfrentados pelos empreendedores de pequeno e médio porte, aliados a outros dois parceiros da iniciativa, o Arco Norte Terminais e o Porto Seco de Cuiabá.
“Será uma solução a mais que o IMEX irá apresentar aos empreendedores, para que possam ter novas oportunidades de comercialização dentro e fora do Estado, bem como em todo país. Já estamos nos preparativos finais para formalização do acordo”, disse Vuolo.
O subgerente de Desenvolvimento de Mercado do Correios do Estado, Albert Sympson, afirmou que a expectativa em torno do IMEX são as melhores, buscando o fortalecimento da economia local. “Esperamos atender os empreendedores de forma eficiente, complementando o programa com a logística internacional, Uma parceria muito positiva e esperamos, o quanto antes, que o nosso plano de trabalho seja executado com sucesso”, declarou.
Recentemente, o gestor participou de uma reunião, viabilizada pela Secretaria de Turismo (SMT), com a Câmara Texana de Comércio do Brasil, para traçar estratégias internacionais de fomento à economia local, por meio do impulsionamento da agricultura familiar, alavancando, consequentemente, os índices de geração de emprego e renda, com o apoio das tecnologias de ponta.
IMEX
O processo do IMEX é dividido em quatro etapas: a primeira de Diagnóstico, onde é realizada a verificação do perfil e potencial da empresa em participar do mercado exterior. A segunda, que é a Capacitação, que consiste na qualificação das empresas participantes sobre os processos de importação ou exportação. Terceira, Plano de Negócios, por meio da elaboração das etapas para importar ou exportar o produto desejado pela empresa e, por fim, o Acompanhamento, com objetivo de promover o monitoramento e o desenvolvimento das empresas nas operações de importação e exportação.