DA REDAÇÃO/ MAK LUCIA
[email protected]
A Polícia Federal e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, assinaram nesta quinta-feira, 13 de abril, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que tem como principal objetivo dar aos Guardas Municipais a permissão para o portar arma de fogo.
Conforme o documento, o prazo de validade dos portes de arma de fogo concedidos será de 10 (dez) anos, condicionado ao atendimento dos requisitos mencionados nos arts. 29-A a 29-D do Decreto nº 9.847 (que a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para dispor sobre a aquisição, o cadastro, o registro, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição e sobre o Sistema Nacional de Armas e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas).
Recentemente, a Guarda Civil de Lucas do Rio Verde participaram de uma formação em segurança pública e armamento, na cidade de São Paulo.
Conforme o coordenador da Guarda Civil Municipal, Jota Lima, o uso do armamento trará uma segurança a mais para os agentes, que atendiam diversas ocorrências de crime na cidade desarmados e também para a sociedade, que poderá contar com guardas civis prontos para o atendimento em caso de emergência.
“Teremos uma Guarda bem aplicada no atendimento de ocorrências e a disposição da sociedade luverdense. Começamos o treinamento de tiro com as pistolas calibre 38 e com a 9 mm, aprendendo toda a parte técnica de montagem e desmontagem. Até o final da semana, iremos nos aperfeiçoar no uso da espingarda calibre 12, utilizada com antimotim para dispersar as pessoas das aglomerações em situação de risco”, explicou Jota.