DA ASSESSORIA
[email protected]
O prefeito José Carlos do Pátio oficializou na noite dessa quinta-feira (25) a doação de uma área de 20 mil metros quadrados para a construção do hospital da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A reitora da UFR, Analy Polizel, recebeu o documento durante o evento de inauguração do bloco do curso de medicina – Centro de Saúde – que contou com a participação do ministro da Educação Camilo Santana.
O terreno fica localizado nos fundos do campus da universidade em uma área já considerada nobre da cidade, próxima também ao futuro centro poítico-administrativo do município. “Quero dizer do sonho de ampliar a nossa universidade e construir o hospital universitário em Rondonópolis, por isso resolvemos investir e repassar a área para nossa UFR”, destacou o prefeito José Carlos do Pátio.
Com a escritura do terreno em mãos a reitora Analy Polizel lembrou do recente apoio que a Prefeitura viabilizou para o campus com a aplicação do revestimento asfáltico em todas as vias internas da UFR, tapando os buracos existentes e revitalizando o pavimento. O benefício complementa o investimento feito pela universidade com a manutenção das calçadas e colocação de piso tátil em toda extensão.
BLOCO DE MEDICINA
O ministro Camilo Santana veio a Rondonópolis para a inauguração do bloco de medicina da UFR. O prédio tem 4.200 metros quadrados de área construída com salas de aula, laboratórios, sala de professores, laboratórios de multi uso e outros estados que vão beneficiar toda comunidade acadêmica.
Ainda durante a inauguração, o ministro disse estar aberto a receber outras demandas da universidade e ressaltou que “estão sendo disponibilizados R$ 4 bilhões para entregar todas as obras da educação que estão paradas no Brasil”. Além das universidades Santana disse que o governo federal está planejando uma política de expansão dos Institutos Federais e com isso garantir que os jovens tenham qualidade na formação.
O prefeito aproveitou a presença do ministro na cidade para pedir mais vagas no curso de medicina, visto que Rondonópolis conta atualmente com a cobertura de 100% da cidade com unidades de saúde, cerca de 60 o que abre a possibilidade de contratação de mais profissionais.
A articulação da bancada federal foi muito importante para que as obras do bloco da medicina, como lembrou a reitora Analy Polizel. Dentre eles, destacou o trabalho dos senadores Wellington Fagundes e da deputada federal professora Rosa Neide.
O governador Mauro Mendes também fez parte da comitiva do ministro que, antes de vir a Rondonópolis, esteve em Cuiabá onde assinou um Termo de Intenção para a retomada de obras e garantiu recursos para o Hospital Universitário Júlio Muller.