DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Inovação, criatividade e tecnologia foram alguns dos assuntos que dominaram os debates do Sebrae Hacking, realizado no último sábado (27.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento contou com um público de aproximadamente 550 pessoas que tiveram a experiência de mais de 12 horas de imersão em conteúdos atuais e importantes, mas nem sempre acessíveis, para o setor criativo mato-grossense.
O gestor de Economia Criativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), Felipo Abreu, ressaltou a importância de fomentar a educação em economia criativa na região Centro-Oeste. “Trazer este evento para nossa região foi desafiador. Quando a gente olha para o desenvolvimento nacional, observamos que sempre fica centrado no Sul, Sudeste e esquece que o Centro-Oeste é o coração do Brasil, onde pulsam muitos processos de inovação e criatividade”.
Para ele, é diverso o potencial de desenvolvimento criativo em Mato Grosso. O estado é “sempre lembrado pelo agronegócio, mas a economia criativa corresponde a 1,2% do nosso PIB [Produto Interno Bruto]. Estamos falando de muita gente da área de tecnologia, artes, cultura, inovação, biotecnologia, que faz parte desse desenvolvimento econômico”, enfatiza Felipo.
Com o objetivo de sensibilizar e fomentar as oportunidades de empreender com a inovação e economia criativa, o Sebrae Hacking trouxe cases nacionais e internacionais. Carol Paiffer, Kondzilla e Kim Farrel foram alguns dos destaques que falaram sobre as tendências do mercado, com temas que contribuíram para o desenvolvimento das potencialidades que existem no estado.
“O Sebrae Hacking foi feito com propósito e com amor à causa. Quem presenciou são pessoas que acreditam que inovação e criatividade serão o futuro no estado”, ponderou Fernando Pscheidt, gestor de Desenvolvimento de Ecossistema de Inovação do Sebrae/MT.
Palestrantes renomados
Eleita uma das 10 melhores Chief Marketing Officer (CMO) pela Forbes, Kim Farrel, da General Manager Latam e Head de Marketing do Booking abriu as palestras do dia. Entusiasmada pelo convite, ela afirmou que o evento será mais uma experiência que levará em sua bagagem. “Acho incrível o que o Sebrae faz, criando possibilidades para falar sobre inovação, economia criativa, sobre tendências e oportunidades de conectar com pessoas em Cuiabá. Nunca estive aqui e foi incrível. Sei que daqui vou descobrir outras tendências só com os bate-papos”, declarou Kim.
Responsável pelo maior canal do mundo de música no Youtube e produtor de séries na Netflix, Kondzilla trouxe sua experiência em contar histórias para o público. “Estou aqui para contar como a educação transformou minha vida, pois estudei e continuo me especializando para permanecer no gamer”. Para quem está começando no segmento, Kondzilla deixou uma dica, lembrando um ensinamento que aprendeu com o cantor e produtor Emicida: “Tem que chamar atenção, apenas o talento não é suficiente. O artista tem que trabalhar mais que todo mundo, porque é o sonho dele que está ali e é quem está tendo o maior risco dando a cara a tapa”, concluiu.
Carol Paiffer, Chief Executive Officer (CEO) da Atom, referência de empoderamento feminino e jurada Shark Tank celebrou a oportunidade de compartilhar conhecimentos com os mato-grossenses, no intuito de que mais pessoas possam ter mais dinheiro e qualidade de vida. “Muitas pessoas acham que inovação é inventar o que não existe, pelo contrário é você reinventar um processo, produto ou serviço para que possa ser mais eficiente e traga mais valor para você e seu cliente”, disse.
Ela também deixou uma dica de sucesso. “O primeiro passo é você entender que a sua vida vale muito, então você precisa trabalhar menos e ganhar mais, ou seja, deixando os seus processos mais inteligentes. O segundo passo é como você vai fazer para que o seu time seja inovador, para crescer e prosperar. Isso é válido para qualquer tamanho de negócio”, finalizou.
Democratização do conhecimento
O maior evento sobre inovação e criatividade de Mato Grosso contou com um subsídio de 90% do Sebrae/MT para os participantes, o que tornou possível a atualização profissional de participantes como Cristiana Frazão, que atua na área de marketing. “O evento, além de grandioso, trouxe uma proposta bacana que mistura criatividade, inovação e tecnologia, o que desmistifica que são coisas distintas, mas está tudo junto. Não tem como pensar em marketing e comunicação sem que tudo isso esteja contemplado. É um evento incrível e espero que tenha outras versões”, declarou.
Já o consultor de marketing digital, Rogério Santos, destacou a importância de grandes eventos para o segmento em Mato Grosso. “O digital está no mundo todo. A nossa região está muito focada no agro, mas temos muitas startups daqui que já ganharam o mundo e é muito importante ter cada dia mais datas fixas para ter eventos como esses”, concluiu.