DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A divulgação dos finalistas, que estava prevista para o dia 14 de junho, foi antecipada para dar lisura ao processo
Depois de cumprir as etapas do período de apuração com avaliação dos jurados técnicos e jurados institucionais, a Comissão Organizadora do Primeiro Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo divulga o nome dos 10 finalistas que receberão a premiação no próximo dia 21 de junho. A divulgação dos finalistas que estava prevista para o dia 14 de junho, foi antecipada para dar lisura ao processo.
Como jurados técnicos a Comissão Organizadora contou com a participação de profissionais de veículos nacionais: Vera Odei, editora da Forbes Agro; Rafael Walendorff, repórter do Jornal Valor Econômico e Ederson Granetto, diretor da TV Agro Mais. Os jurados técnicos vieram a Cuiabá e se reuniram para avaliação dos trabalhos inscritos. Após a seleção pelos profissionais de comunicação, uma nova etapa de apuração, com um corpo de jurados institucional formada por produtores rurais dirigentes da instituição: Lucas Costa Beber, vice-presidente da Aprosoja-MT; Luiz Bier, vice-presidente da Região Leste e Sergio Triches do Conselho Fiscal da entidade.
“Conseguimos desenvolver as etapas de apuração e após conhecer os nomes dos finalistas, optamos por já tornar pública a definição dos jurados, conforme previsto em edital”, destacou a jornalista Dejane Arnhold, diretora da Crop Agrocomunicação, empresa responsável pela organização do concurso.
Para o vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, o Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo se destina a reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos publicados em Mato Grosso e que estão relacionados à produção de soja e milho. “A intenção da diretoria foi aproximar a entidade e os assuntos da entidade da imprensa e proporcionar que os jornalistas lançassem um olhar diferenciado ao setor”, destacou o vice-presidente.
Lucas Costa Beber é também diretor de Comunicação e Marketing da Aprosoja-MT e comemorou o resultado. “Foram mais de 60 reportagens inscritas e que falam de diversos temas como sustentabilidade, gestão rural, economia para o campo e para a cidade, meio ambiente, manejos técnicos, etc. Agradecemos a todos os profissionais que se inscreveram e aos veículos de comunicação que prestigiaram o Prêmio”, completou.
“Objetivo do Prêmio é valorizar a imprensa mato-grossense e também fomentar a cultura da produção de conteúdo jornalístico sobre o setor produtivo. A participação de veículos que normalmente não cobrem agro nos deixou extremamente contentes e certos de que o projeto cumpriu seu propósito. Tivemos cuidado em selecionar um júri técnico altamente qualificado e jurados institucionais que estão no dia a dia da instituição e também na lida do campo. Tudo ocorreu com segurança jurídica e total transparência”, destacou a jornalista Ana Sampaio, diretora da Crop Agrocomunicação e idealizadora do projeto.
É grande a expectativa para o anúncio dos vencedores de cada categoria que será no dia 21 de junho, durante premiação no Alphaville Garden Buffet, às 19h30. O evento é realizado pela Associação do Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e organizado pela Crop AgroComunicação.
Confira os finalistas em cada categoria:
Categoria Internet/Web
Debora Siqueira – site Repórter MT
Helena Corezomaé – Portal Primeira Página
Mikhail Favalessa e Alan Pereira – site MídiaJur
Categoria TV
Bruno Bortolozo – TVCA
Leandro Agostini – TVCA
Olmir Cividini – Canal Rural MT
Categoria Rádio
Jota Passarinho – Jornal Mato Grosso no Ar
Julia Munhoz – Jornal Mato Grosso no Ar
Categoria Impresso
Jaqueline Hatamoto – Revista em Pauta
Silvana Bazani – Jornal A Gazeta
Nas categorias de rádio e impresso, foram somente dois selecionados por falta de inscritos que cumpriam os requisitos do edital.