https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-01-at-16.17.02-1.jpeg

EM CUIABÁ

Vereador defende faixa exclusiva de motos para reduzir acidentes

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assesoria

O vereador Fellipe Corrêa (Cidadania) fez indicação ao Executivo Municipal para que seja implementada faixa exclusiva para a circulação de motocicletas nas vias municipais. O objetivo é reduzir o número de acidentes no trânsito. A indicação foi aprovada na sessão da Câmara desta quinta (1º).

Nos últimos meses, houve grande comoção com mortes trágicas de motociclistas em Cuiabá. Em um dos casos mais recentes, o trabalhador estava na Avenida Espigão, no Tijucal, local onde poderia ser implementada uma faixa exclusiva para motos.

Cuiabá conta com uma frota de cerca de 600 mil veículos, sendo cerca de 110 mil motos, segundo o IBGE. A inspiração para a proposta foi o exemplo da cidade de São Paulo, que já implementou o projeto “Faixa Azul”, com faixa exclusiva para motocicletas em vias de grande movimento. Em SP, o projeto foi autorizado e é acompanhado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Zero mortes – Durante o primeiro ano de implementação da Faixa Azul na Av. 23 de Maio, considerada uma das mais movimentadas da capital paulista, onde não foram mais registrados acidentes com mortes. Além disso, também foi identificada redução de 15% na lentidão do trânsito.

O vereador avalia que o exemplo bem-sucedido de SP mostra que a ideia funciona e é viável também para Cuiabá.

“A implantação desse projeto em nossa cidade traria grandes benefícios, como a diminuição de acidentes graves e a melhora do fluxo de veículos. Assim sendo, solicitamos que sejam tomadas as devidas providências para a implantação da faixa exclusiva para a circulação de motocicletas nas vias do município de Cuiabá, reduzindo a quantidade de acidentes envolvendo motociclistas, não raras vezes fatais ou incapacitante”, defende o vereador.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *