https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/06/5c350e28bbe2fd99e676e16fdb83f63d.jpg

BRIGA INTERNA

Janaína diz que foi procurada por Cattani para tirar Wilson de Comissão

Reprodução

Indicada como presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a deputada Janaina Riva (MDB), disse na manhã dessa terça-feira, 13 de junho, que  foi procurada pelo deputado Gilberto Cattani (PL) que disse que tem um parecer jurídico que impede a participação do deputado Wilson Santos (PSDB) na comissão que investigará seu caso.

Segundo a deputada, a decisão de afastar Wilson da comissão será realizada pelo grupo após uma reunião, que deve ocorrer nesta quarta-feira (14). Caso a decisão seja pela saída do parlamentar, quem assume é Diego Guimarães (Republicanos).

“O princípio da imparcialidade na Comissão de Ética é essencial e eles [Cattani e Wilson] tiveram algumas discussões em plenário, então o Cattani comentou comigo que tem um parecer jurídico dizendo que o Wilson não pode participar. Se isso for acatado pela comissão, porque eu entendo que quem tem de analisar isso é a comissão e não a presidente. Aí o Wilson deve ser afastado e o suplente dele deve assumir”, disse Janaína.

Ainda relacionado ao caso, a deputada sem querer emitir juízo de valor e prezando pela imparcialidade, disse achar que apenas um pedido de desculpas não seja suficiente, mas também vê que uma cassação seja difícil de ocorrer.

“Eu concordo com ele que é algo muito forte mesmo, mas é algo pedagógico para que os deputados entendam que falas como essas não serão aceitas pela Casa. Por isso que a gente fala, é algo que seja equilibrado porque eu entendo também que a gente não pode condená-lo por uma única fala como essa. Agora, a fala foi muito infeliz e precisa de uma punição […] existe a previsão para suspensão, para cassação. Agora, a cassação ela não é assim determinada pela Comissão de Ética. Cassação ela é votada na Comissão de Ética, vai a Plenário. Tem um rito completamente diferente e especial. Não é uma canetada nossa. Mas, hoje, eu vejo que a tendência maior seria uma suspensão de mandato”, completou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de junho de 2023 às 13:26:00