DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que aconteceu nesta segunda-feira (19), o deputado estadual Valdir Barranco (PT), apresentou o projeto “Óculos Falantes” para ajudar deficientes visuais nas leituras, em bibliotecas e unidades da rede pública estadual de ensino do Estado de Mato Grosso.
O programa disponibiliza um dispositivo com sensor óptico que, quando adaptado aos óculos, captura a imagem e a converte, instantaneamente, em áudio por um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido.
O recurso foi criado de acordo com os últimos dados do IBGE, do ano de 2010, que informou que o Brasil reúne cerca de 35,7 milhões de pessoas com deficiência visual.
“Esse recurso tecnológico pode mudar a vida de centenas de deficientes visuais, que passarão a ter mais segurança e independência no processo de aprendizagem. Precisamos utilizar, cada vez mais, a tecnologia para promover a inclusão. Não tenho dúvidas de que esta veio para revolucionar e garantir uma formação mais qualificada para os deficientes visuais”, ressaltou o parlamentar.
Segundo o PL 283/2023, os estudantes, professores e deficientes visuais que tiverem interesse em fazer uso do dispositivo nas dependências das escolas ou das bibliotecas públicas precisarão se inscrever no programa, que também deverá contemplar escolas profissionais e tecnológicas.