https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-26-at-15.22.36.jpeg

PRÓ PANTANAL

Imprensa nacional conhece potencial de turismo do Pantanal mato-grossense

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Presente em quase 195 mil quilômetros quadrados, sendo 6,8% (61 km²) do território mato-grossense, o Pantanal, além de ser a maior planície alagável do mundo, ele é constituído por cidades ricas em diversidades histórica, cultural e gastronômica. Todo esse potencial turístico será apresentado a um grupo de profissionais da imprensa nacional, que visitará a região, entre os dias 25 de junho a 01 de julho.

Na noite deste domingo (25), o grupo foi recepcionado com um jantar com comidas típicas mato-grossenses no Hotel Paiaguás, em Cuiabá.

A experiência é mais uma ação realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como uma das premissas a promoção dos pequenos negócios sustentáveis.

Privilegiado por natureza, o Pantanal é conhecido por sua biodiversidade, serras, fauna, flora, chapadas, e uma diversidade de ambientes que podem ser acessados pelas cidades mato-grossenses que servem como porta de entrada deste bioma.

“Mato Grosso é o único estado com potencial turístico que abrange os três biomas: o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Neste encontro com profissionais de mídia temos a missão de promover uma imersão no bioma pantaneiro, que já sofreu com secas e queimadas no passado recente, porém sempre nos surpreende com sua resiliência e capacidade de se reconstituir”, destaca Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.

Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Cáceres são alguns dos municípios pantaneiros que estão dentro do roteiro dessa press trip.

“As cidades do entorno pantaneiro são os destinos mais procurados em nosso estado e queremos que o mundo tenha acesso a toda essa diversidade cultural, de sabores e costumes. Será uma experiência marcante e de muito conhecimento sobre essa cadeia produtiva de turismo sustentável, uma das principais bandeiras defendidas por nossa instituição. Desejo um excelente passeio a todos, com a certeza de que será uma vivência marcante”, desejou Lélia.

O objetivo é promover os destinos e serviços presentes na região. A partir dessa experiência os participantes poderão compartilhar com o público as opções de destinos e serviços de turismo que experimentaram.

Hospitalidade mato-grossense

Os profissionais da imprensa nacional que farão parte da vivência no Pantanal foram recepcionados pela diretoria do Sebrae/MT, durante um jantar com iguarias típicas de Mato Grosso, no hotel Paiaguás, no domingo (25).

André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT, ressaltou que cerca de 30% do turismo de Mato Grosso é composto por pequenos empreendedores e o Sebrae atua no fortalecimento deste setor, com capacitações e mentorias que auxiliam no empreendedorismo sustentável. O Sebrae/MT inclusive coordenou a criação das diretrizes do turismo sustentável e pontuou a influência dos biomas nos pequenos negócios.

“É importante os profissionais da imprensa comunicarem os destinos mato-grossenses para o Brasil. Mato Grosso tem várias riquezas naturais que incorporam o turismo de contemplação, natureza, aventura e experiência. Também temos a força do turismo cultural e étnico. Para nós é importante desenvolver turismo seguro inteligente integrado aos biomas e com base nas diretrizes da sustentabilidade, levar tudo isso para fora do estado para que toda a população brasileira possa se beneficiar do turismo mato-grossense”.

A expectativa para conhecer os destinos é grande. Para a jornalista Maicon Leão, repórter do SBT de Brasília, é importante conhecer na prática se vê em fotografias e vídeos. “Mais que isso, a gente chega com a missão de transmitir para quem está em casa essa vivência, com mais detalhes, para atrair mais pessoas a conhecerem o que é o Pantanal”.

Já a jornalista da Folha de S. Paulo, Tatiana Harada, disse que a expectativa foi tanta que ela já fez pesquisas prévias sobre o Pantanal “ainda mais com a visão diferente que vocês estão apresentando, que é conhecer o outro lado que vai além da fauna e da flora e é uma parte que a gente não tem acesso normalmente, que é a parte cultural que vocês têm”.

Pró Pantanal

O projeto também tem o propósito de apresentar os Produtos desenvolvidos no Pró Pantanal, para jornalistas especializados, visando impulsionar a rota na mídia nacional.

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal – é uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso e Sebrae Mato Grosso do Sul para atuar diretamente com os negócios instalados nesse território. As ações são para promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio, com a sustentabilidade como eixo transversal nessas iniciativas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 26 de junho de 2023 às 20:10:12
  • 26 de junho de 2023 às 20:07:19