DA REDAÇÃO/ MAK LUCIA
[email protected]
Com galerias lotadas por pescadores a favor e contra a PL 1363/2023, que dispõe sobre o transporte, armazenamento e comercialização do peixe. Durante a sessão desta quarta-feira, 28 de junho, teve de tudo um pouco, inclusive estranhamento entre os parlamentares favoráveis e contra o projeto.
Com os ânimos acirrados, os deputados Lúdio Cabral (PT) e Eduardo Botelho (UB) discutiram sobre o tempo de fala na tribuna do plenário.
Lúdio exigiu 10 minutos para explanar seu voto contrário ao projeto, porém o presidente da Casa lembrou que foi acordado em reunião do colégio de líderes que diminuiria o tempo para todos os que quisessem explanar sobre e que o regimento interno delimita o tempo de 10 minutos para apenas 4 deputados, sendo dois contras e dois a favor.
Ao pedir tempo pela terceira vez, o presidente da casa perdeu a cabeça e disparou: “Lúdio, não discute isso aqui comigo. Se você está achando ruim, entra na Justiça. É assim que funciona aqui. Acabou”.
De forma debochada, o deputado Lúdio disse para o presidente se acalmar e tomar um chazinho.
“Calma, senhor presidente. O senhor não precisa ficar nervoso assim. Toma o seu chá e se acalma”, rebateu.
Em seguida, Botelho cedeu o mesmo tempo para que o deputado Gilberto Cattani (PL) fizesse sua fala sobre seu ponto de vista em relação à proposta.
O Projeto de Lei 1363/2023, Transporte Zero, foi aprovado com votação maioria simples, com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) e Comissão de Meio Ambiente.