FONTE R7
[email protected]
O número de brasileiros que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos é o maior dos últimos nove meses: 4.216. Ele representa a quinta alta consecutiva. Ao longo do ano, mais de 14 mil brasileiros já foram pegos ao tentar ultrapassar a fronteira sorrateiramente. Os dados são de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration, com sede em Washington (EUA), obtido com exclusividade pelo R7.
A pesquisa tem como base os dados mais recentes do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP, na sigla em inglês), órgão federal que faz o controle das divisas dos Estados Unidos. No gráfico abaixo, é possível ver que o número de brasileiros detidos na fronteira dos EUA foi crescendo progressivamente ao longo do ano e “explodiu” em maio, mês dos últimos dados disponíveis.
Ao R7, o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, levanta hipóteses que poderiam explicar a “explosão” de flagrantes com brasileiros no mês de maio. Ele acredita que o fato esteja relacionado, principalmente, ao fim do Título 42 e ao aumento de grupos criminosos e traficantes humanos na América Latina.
“Por um lado, havia uma expectativa dos imigrantes, com o fim do Título 42, o que gerou um acúmulo de pessoas na fronteira. Por outro, os grupos criminosos e traficantes humanos têm intensificado suas ações na América Latina e usaram o fim do Título 42 como argumento para convencer as pessoas a fazer a travessia ilegal, prometendo facilidades que não existem”, afirma.