DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Um levantamento divulgado pela Brazilian Educational & Language Travel Association (BELTA), demonstra que realizar intercâmbio internacional tem se tornado cada vez mais relevante na formação de indivíduos preparados para enfrentar os desafios de um mundo globalizado.
A pesquisa feita com estudantes, apontou que 75% dos entrevistados querem ir para o exterior, no intuito de investir na carreira e realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes. Entre os que planejam contratar um serviço de intercâmbio, 15,4% pretendem viajar no 2º semestre de 2023. Outros 28,6% têm a intenção de realizar o intercâmbio no 1º semestre de 2024 e 21% querem ir em 2025.
Os jovens de Mato Grosso também têm buscado esta alternativa para agregar mais conhecimento e vivência para sua trajetória acadêmica e profissional. “Acreditamos que o intercâmbio é uma experiência transformadora para os participantes, os induzindo a praticar o inglês e, assim, adquirir habilidades essenciais para o sucesso em um ambiente globalizado”, explica a diretora pedagógica do Instituto da Língua Inglesa (ILI), Zenaide Brianez Rodrigues.
O Instituto da Língua Inglesa (ILI), que já desenvolve o programa de intercâmbio para estudantes e pessoas que desejam conhecer outros países, abriu nova turma para 2024. A viagem pela Europa tem o destino para quatro países, sendo Holanda, Inglaterra, Bélgica e França.
O objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora e multicultural, além de expandir os horizontes dos participantes que também terão a chance de estudar no exterior, conforme a escolha do pacote de intercâmbio.
Além disso, o intercâmbio é uma excelente forma de aprimorar habilidades linguísticas. Conforme destaca Zenaide Rodrigues, “ao serem expostos ao idioma de forma constante e autêntica, os viajantes desenvolvem uma fluência e um domínio linguístico que vão além do que é possível alcançar em sala de aula. Essa proficiência no idioma estrangeiro é uma competência valorizada em um mundo cada vez mais conectado”.
Todas as hospedagens nos hotéis durante o percurso incluem café da manhã e as casas de famílias são selecionadas de forma criteriosa para moradia daqueles que desejam viajar para estudar.
“Aprender a se adaptar a um novo ambiente, lidar com situações desconhecidas e tomar decisões por si mesmo fortalece a capacidade de enfrentar desafios futuros de forma mais assertiva”, afirma a diretora pedagógica.
Entre os quatro países selecionados para a realização do intercâmbio, os participantes vão conhecer várias cidades europeias, lugares históricos, culturais, pontos turísticos, museus e outros.
Para obter mais informações sobre o programa de intercâmbio, os interessados devem ter idade acima dos 13 anos e podem consultar os planos pelo Whatsapp do instituto: (65) 996166970 ou ligando para (65) 3618-5100.