DA ASSESSORIA / ROBSON FRAGA
[email protected]
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) vai à Brasília buscar apoio do Governo Federal para tentar impedir a proibição da pesca em Mato Grosso pelos próximos cinco anos. A determinação consta do Projeto de Lei nº 1363/2023, de iniciativa do Governo do Estado, aprovado pela Assembleia Legislativa em junho e que aguarda sanção do governador Mauro Mendes.
O parlamentar tem audiência marcada com Geraldo Alckmin (PSB), no dia 24 de julho. Ele aposta no apoio do vice-presidente da República, do qual é amigo pessoal desde a época em que militava no PSDB.
Wilson estará acompanhado pelos ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ambos de seu atual partido, o PSD.
“Temos o apoio do Ministério da Pesca que emitiu Nota Técnica mostrando que a lei estadual extrapola a Lei Federal da Pesca, portanto não pode prosperar. Além disso, temos o apoio do Ministro Fávaro e do Ministério Público Federal que já entrou com ação pela derrubada da lei. Agora, vamos buscar também apoio do Governo Federal para que a Advocacia Geral da União (AGU) saia em defesa da pesca e dos pescadores profissionais que serão prejudicados pelos efeitos da lei estadual”, explicou.
“Não podemos permitir que esta categoria seja ceifada de suas atividades laborais. A pesca é uma das mais antigas profissões do mundo e em Mato Grosso vários municípios têm nesta atividade sua principal fonte econômica, principalmente aqueles da Baixada Cuiabana”, completou.