DA ASSESSORIA DE IMPRENSA
[email protected]
Faltando pouco mais de um ano para os brasileiros irem às urnas para eleger prefeitos e vereadores, as articulações políticas seguem de “vento em popa” nos municípios. Em Campo Novo do Parecis (390 km de Cuiabá) não é diferente. Por enquanto, três lideranças já têm seus nomes postos à mesa como possíveis pré-candidatos à Prefeitura: o vice-prefeito Toninho Brolio (Republicanos), o ex-vereador Gilberto Vieira (PP) e o ex-vice-prefeito Dhemis Rezende (União Brasil).
Toninho é o nome da Direita nesse cenário. Além de se destacar pelo trabalho que vem exercendo na atual gestão, ele é agropecuarista e conta com o apoio maciço do setor. O vice-prefeito também mantém boa relação com os comerciantes da região, o que pode contribuir para uma aliança no período eleitoral. Toninho ainda tem o apoio do Podemos e do PL, sigla que tem sua esposa, Elisangela Brolio, no diretório municipal.
Já o ex-vereador Gilberto Vieira surge como opção da esquerda. Ele já foi vereador por dois mandatos e permaneceu suplente por outros dois. Em 2016, ele foi o candidato a vereador mais votado da cidade, com 1.116 votos. Já na eleição de 2020, disputou ao cargo de vice-prefeito, tendo como titular Sebastião Pim (PSD), e recebeu 5.902 votos, 35,43% dos válidos. Vieira tem apoio de seu partido e simpatizantes no PSD e PT.
Dhemis, por sua vez, foi vice-prefeito no primeiro mandato de Rafael Machado, entre 2017 e 2020. Ambos do partido do governador Mauro Mendes, que sem dúvida se torna um grande benefício para o município, pois, além de mais dois anos de alinhamento político com o governo do Estado, o partido ainda conta com dois deputados federais, Fábio Garcia e Coronel Assis, e quatro deputados estaduais, um deles sendo seu tio Sebastião Rezende. Para fortalecer seu projeto, o partido conta com dois vereadores na Câmara Municipal: Beito Machadinho e Márcio Nascimento.
SUCESSÃO
Já em seu segundo mandato, o prefeito Rafael Machado está focado nos últimos 18 meses de sua gestão à frente do Município. Sob seu comando, Campo Novo do Parecis expandiu seu potencial turístico e econômico.
Embora seja normal seu envolvimento na eleição do ano que vem, o prefeito prefere aguardar o desenrolar e a preferência da população.
Rafael deve construir alianças para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.