DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Fênix DTVM foi convidada para compor o Grupo de Trabalho do Projeto Rastreabilidade e Cadeia Responsável no Cooperativismo Mineral Brasileiro do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em reconhecimento a sua atuação na exploração legal e responsável do ouro.
O diretor de operações da Fênix DTVM, Pedro Eugenio Procopio da Silva, será o representante e terá ao seu lado como suplente, a gerente de ESG da Fênix DTVM, Talita Galvão. Ele destaca que o desenvolvimento de técnicas de combate à ilegalidade será um dos principais temas abordados pelo grupo.
“Nossa contribuição será repassar práticas em relação a comercialização responsável, ajudando a desenvolver mecanismos voltados às pequenas e médias minerações, para que elas possam sair da ilegalidade e dar o valor real aos seus produtos. Tudo isso, atendendo requisitos normativos e sustentáveis”, disse.
O projeto é resultado de uma parceria entre o Sistema OCB e a Aliança pela Mineração Responsável (ARM), com o objetivo de conquistar novos horizontes ao aperfeiçoamento da rastreabilidade, gestão e mitigação de riscos na comercialização de bens minerais, em especial, o ouro.
Contudo, o debate de metodologias já existentes, estipuladas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em países do exterior, também serão colocadas à mesa, possibilitando o aperfeiçoamento, condizente ao atual cenário brasileiro.
“O nosso grande papel neste grupo de trabalho é contribuir com as discussões que surgirão sobre as metodologias existentes e assim, contribuir para chegarmos a uma que atenda a realidade da pequena e média mineração e principalmente, apoiar as cooperativas e cooperados no atendimento ao que será proposto. Sermos convidados para participar deste projeto é um reconhecimento ao trabalho que a Fênix DTVM vem realizando nestes últimos anos.” finaliza Talita.