MARCO TÚLIO DUARTE
[email protected]
A união faz a força. Esse é o termo que explica de forma clara o sentido da palavra intercooperação, que significa, em sua raiz, a parceria entre instituições com foco em obter resultados comuns em favor de uma comunidade. Não por acaso, esse conceito é o tema base escolhido para a edição deste ano do Dia de Cooperar ou Dia C para as cooperativas em todo Brasil, inclusive para a cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará.
O Dia C é uma iniciativa que promove a realização de ações pontuais que impulsionam o bem-estar coletivo, transformando vidas com foco no capital humano. O start para essa ação já foi dado e neste ano, em especial, nossa proposta é despertar em nossos mais de 400 colaboradores, o desejo pelo voluntariado. E faremos isso, por meio da promoção de diversos serviços.
Com a participação efetiva de cada um em atividades que possam impactar positivamente na vida da população, teremos, ao final, uma sociedade muito mais justa. Nossa cooperativa já é referência quando o assunto é desenvolvimento social, com o pensamento e olhar solidário ao próximo.
Um dos pontos que nos faz acreditar muito nisso é a marca expressiva de mais de 100 mil associados engajados e que também compartilhar dos nossos valores de igualdade e justiça social, bem como desfrutam das nossas mais de 300 soluções financeiras. Isso gera um equilíbrio para seguirmos fortes e apoiar o desenvolvimento local.
Através de ações sociais e programas com foco em educação financeira e sustentabilidade, a cooperativa coloca em prática um de seus grandes princípios: fortalecer o cooperativismo e as comunidades. Em meio a tudo isso, é o associado quem ganha conosco. E ser uma cooperativa que cresce aceleradamente vai muito além de elevar os números. É estreitar o relacionamento entre as pessoas, promover a mudança nas comunidades e transformar em realidade o sonho de cada associado.
Afinal, crescer juntos é a nossa principal bandeira, pautada por ações que permeiam nossas missões e valores, deixando o legado da prosperidade e amor ao próximo nos quatro cantos dos estados do Mato Grosso, Amapá e Pará. E para isso, estamos mais que dispostos a atuar em conjunto com entidades que tenham os mesmos propósitos que os nossos. ´
A intercooperação é mais do que uma estratégia eficiente. É a prática objetiva do cooperativismo que vai além das próprias organizações.
*Marco Túlio Duarte Soares é presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA