DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Mato Grosso prevê uma produção de cerca de 5.3 bilhões de etanol para a safra 23/24, o equivalente a um crescimento de 23%, em comparação com a safra de 22/23. Já a produção de biocombustível, quando mencionado o produto oriundo apenas a partir do milho, a previsão é de que os números saltem de 3.2 bilhões, da safra anterior, para 4.2 bilhões no ciclo 23/24.
Quando se trata de biodiesel, MT ocupa a segunda colocação em volume de produção e primeira em quantidade de indústrias, de maneira diversificada entre pequenas, médias e grandes empresas. Tudo isso traz maior capilaridade, ao passo em que proporciona a criação de empregos, e, consequentemente, geração de renda em diversas regiões do Estado.
Essa crescente trouxe ainda mais disponibilidade de matérias-primas para a produção de biocombustível, como a soja, algodão, sebo bovino, entre outros. Diante deste panorama, que evidencia a produtividade regional como altamente competitiva no cenário nacional, é que representantes que impulsionam o setor de Bioenergia se reúnem nos dias 24 e 25 de agosto, em Cuiabá, para o 1º Encontro Nacional de Inovação das Indústrias de Bioenergia (Bioenova).
Produtores rurais, empresários, especialistas pioneiros do mercado e representantes de todos os elos engajados neste setor vão discutir soluções voltadas à sustentabilidade, segurança no trabalho e inovação industrial. A abertura do evento está marcada para ocorrer na quinta-feira (24), às 15 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec-Senai).
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Entre as autoridades previstas para participar estão: o presidente das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Bioind) e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, além de Rodrigo Guerra, presidente do Sindicato das Indústrias de Biodiesel de Mato Grosso (Sindbio). Quanto aos temas tratados, o painel magno abordará a “Tecnologia e Inovação em Prol da Transição Energética”.
Participam desse painel lideranças como o gerente de relações Governamentais e assuntos técnicos da Toyota do Brasil, Gustavo Guimarães Noronha, o gerente de Portfólio de Produto da Case New Holand, Nilson Rigui, o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem),Guilherme Nolasco, o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Mário Campos, e o presidente da DATAGRO, Plínio Nastari.
Para conferir a programação completa, acesse https://novidades.fatecsenai.
Confira a programação do evento
Dia 24 – Abertura oficial, às 15h
Em seguida, será realizada a palestra magna com o tema “Tecnologia e Inovação em Prol da Transição Energética”.
Dia 25- Sala 1: Sustentabilidade
9h às 10h30 – Renovabio e o Mercado de Carbono Painel
11h às 12h30 – Novas tecnologias para redução da pegada de carbono
4h às 15h30 – Biocombustíveis e a contribuição na economia circular com a produção de proteína animal, biomassa e segunda safra de milho Painel
16h às 17h30 – A importância dos Biocombustíveis no mercado energético e as desinformações.
Sala 2: Bem-estar e Segurança do Trabalho
9h às 10h30 – Gestão de Perigos Riscos Elétricos conforme NR10 e NR1 – Desafios e Perspectivas
11h às 12h30 – Desafios e perspectivas para profissionais da área de SSMA
14h às 15h30 – Saúde Mental
Inovações na Área Industrial
9h às 10h30 – Fatores que garantem a rentabilidade da indústria de etanol de milho
11h às 12h30 – Lógicas de automação para aumentar a confiabilidade do processo decisório Painel
14h às 15h30 – Transformação Digital: Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial
Sala 4: Inovações na Área Agrícola
9h às 10h30 – Controle Biológico e Manejo integrado de pragas
2: 11h às 12h30 – A importância da biomassa na matriz energética
14h às 15h30 – Controle da Infecção na Fermentação do Milho e da Cana
Sala 5 – Técnicas Inovadoras
09h às 10h30 – STS – Sistema de Teor de Sacarose – Tomador de Amostras, 11h às 12h30 – Controle de Qualidade na Fermentação de Etanol de Cana.
14h às 15h30 – IST – Instituto Senai de Tecnologia Painel 4: 16:00h às 17h30 – Oficina FATEC