DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, vem se mostrando cada vez mais independente e não teme qualquer represália que possa vir por parte do Governo Estadual. Nessa quarta-feira, 23 de agosto, os deputados derrubaram seis vetos do Executivo, dentre eles, a que tratava da suspensão de análise para novas PCHs, enquanto perdurar a Lei do Transporte Zero.
Outro veto do Governo oque foi derrubado é em relação ao programa de recuperação de matas ciliares ao longo das margens dos rios. Após a derrubada dos vetos, a PL 1363/2023 passará a valer após a promulgação pelo Parlamento estadual.
Ou seja, com a derrubada do veto, fica proibida a conclusão de estudos obrigatórios feitos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), para liberação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos rios Cuiabá e Vermelho e o Executivo terá de recompor as matas ciliares dos rios.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Dos 24 deputados, 15 votaram contra o veto e apenas 8 a favor. Como o voto é secreto, não possível saber como votou cada deputado.
“Eu acho que esse é o mais importante que tem. […] É cadastrar, fazer um projeto de cadastramento, onde que tem áreas particulares, onde que não tem, onde que tem invasão, onde não tem, aonde foi destruído. […] E se o governo quer realmente proteger o meio ambiente, ele tem que começar fazendo essas conservações”, disse o presidente da Casa de Leis Eduardo Botelho (UB).
O governador Mauro Mendes, ainda pode recorrer da decisão do Parlamento Estadual e judicializar a ação.