O Pantanal volta a sofrer com mais uma temporada de fogo em 2023. Até novembro deste ano, 947.025 hectares do bioma que se espalha por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso já foram consumidos pelas chamas. A área devastada é equivalente a quase oito vezes do tamanho da capital carioca, Rio de Janeiro.
Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ). Os números de área queimada até novembro de 2023 já são quase 200% superior ao registrado em todo o ano passado. Veja os dados nos gráficos abaixo:
Em Mato Grosso do Sul já foram 489.950 hectares queimados em 2023. Já em Mato Grosso, o número é de 456.725 ha. Entretanto, o percentual da área consumida nos estados também são diferentes. Em MS, pelo menos 5% da área do bioma já foram devastadas. No MT, 8,5%.
O vídeo mais acima mostra brigadistas durante combate às chamas no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, local que mais perdeu área para o fogo. De acordo com os dados do Lasa, 34,34% do perímetro do parque já foram atingidos pelas chamas.
Quanto a concentração de chamas, outras duas áreas chamam atenção dos especialistas em Mato Grosso do Sul:
Terra Indígena Kadiwéu (Corumbá): 19.37% consumidos;
RPPN Fazenda Rio Negro (Aquidauana): 16.78% queimadas.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.