DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Em mais uma edição do projeto TCEstudantil, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) abriu as portas do órgão para 40 acadêmicos dos cursos de Gestão Pública e de Ciências Contábeis dos câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Cuiabá e Nova Mutum, respectivamente.
Na ocasião, o supervisor da Escola Superior de Contas do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis, destacou a importância do projeto, que tem por objetivo incentivar o protagonismo juvenil e estimular o controle social como prática diária.
“Nosso intuito é mostrar com clareza e provocá-los para que tenham interesse pela coisa pública. A partir do momento que começam a entender o que é realmente, como funciona na prática, também passam a ter consciência e vontade de prestar atenção nos movimentos públicos”, salientou o supervisor.
Os alunos conheceram a missão, as obrigações e o funcionamento do TCE-MT e do Ministério Público de Contas (MPC), que foram didaticamente apresentados. Também tiveram acesso a decisões, julgamentos, canais de comunicação, sistemas, projetos e ações voltadas à formação da cidadania e, por fim, visitaram todos os setores do Tribunal de Contas.
Secretário da 4ª Secretaria de Controle Externo, o auditor público José Fernandes Correia de Góes foi um dos que recepcionou os estudantes. “Esse programa tenta desenvolver na mente dos estudantes a verdadeira cidadania, para que tenham vontade de participar de audiências públicas, contribuir com o orçamento de sua cidade, fazer uma denúncia a fim de corrigir falhas para que a gestão pública seja mais eficaz, eficiente e contribua com a sociedade da melhor maneira possível. Esse é o princípio da dignidade humana.”
Docente do Campus de Nova Mutum, Carine Cantini Ledur agradeceu ao TCE-MT pela oportunidade. “Para nosso curso de Ciências Contábeis é uma porta que se abre na vida desses acadêmicos, que puderam conhecer de perto o funcionamento do Tribunal de Contas e se aproximar de quem atua aqui.”
Para o acadêmico Rafael Gomes, a oportunidade despertou um interesse futuro. “Olhando a dimensão do Tribunal de Contas, tudo que foi mostrado aqui, tenho um novo objetivo de poder fazer parte de uma instituição como essa.”
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.