https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-11-at-07.35.31.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM RONDONÓPOLIS

Decreto anula os efeitos da autorização para mudar o traçado da Ferrovia

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Diante dos riscos de afetar os moradores de bairros da área urbana de Rondonópolis, com a alteração no traçado do Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso – autorizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) à Rumo, a Assembleia Legislativa publicou o Decreto Legislativo de n.° 74/2024 que susta os efeitos da Licença de Instalação de n.° 7.612/2023 emitida pelo órgão ambiental.

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) é um dos autores da proposição e defende a construção da linha férrea, conforme o projeto original já aprovado e não concorda com a mudança que vai impactar diretamente a zona urbana da cidade.

“Foi publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, esse decreto que impede a mudança do traçado. Sou favorável ao progresso e a Ferrovia, mas sou contra a alteração do projeto original, pois vai resultar em grandes impactos sociais, ambientais e econômicos em alguns bairros de Rondonópolis, como no Maria Amélia e região Salmen. Isso é inadmissível! Como representante do município e de Mato Grosso, trabalhamos pela aprovação deste decreto para que a Ferrovia não atravesse a área urbana do município”, declarou o parlamentar.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Com o decreto, a Sema deverá consultar o Poder Legislativo sob qualquer alteração nas obras e dar maior transparência sobre o processo construtivo – garantindo a participação e autonomia no trabalho de fiscalização e acompanhamento dos parlamentares nas pautas referentes à Ferrovia. Além de Thiago Silva, a proposição envolveu toda a bancada parlamentar de Rondonópolis, em que integram também os deputados estaduais Nininho (PSD), Sebastião Rezende (UB) e Cláudio Ferreira (PL).

Thiago frisa que com o projeto original, a linha férrea passaria a uma distância de 30 km na cidade de Rondonópolis e com a nova autorização da mudança expedida pela Sema, ficaria 40 metros do bairro Maria Amélia, trazendo insegurança aos moradores da região Salmen. “É uma falta de respeito por parte da Rumo e com o cidadão rondonopolitano. Estão tomando decisões sem fazer uma consulta pública, falar com os moradores. Com a bancada de Rondonópolis, sustamos essa decisão da Sema e para que mantenha o traçado original que é um desejo nosso e da população”, concluiu Thiago Silva.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 11 de janeiro de 2024 às 13:47:05